Médicos das unidades de saúde participam de capacitação sobre Esporotricose

ASCOM
Publicado 25/03/2019 09:03:30

Nesta segunda-feira (25/3), médicos das Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto-Atendimento de Camaçari, participaram de uma capacitação sobre o Manejo Clínico da Esporotricose em Humanos. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov) e foi uma iniciativa da Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Camaçari (Covepi).

A ação ocorreu devido ao aumento de casos notificados da doença desde 2015. No ano de 2018, foram notificados 174 casos de Esporotricose em Camaçari. A Esporotricose é uma infecção causada por fungo cuja transmissão ocorre, prioritariamente, através do contato com gato doente ou terra e plantas contaminadas.

O tratamento para Esporotricose é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde do município. No entanto, a pessoa acometida deve ser acompanhada pela unidade de saúde do seu bairro. Coordenadora da Covepi, Araújo Santos Nogueira ressalta que “a capacitação visou qualificar os profissionais para a notificação dos casos suspeitos, melhoria do diagnóstico e direcionamento do tratamento, qualificando assim o atendimento à população de Camaçari”.

Secretário de Saúde, Elias Natan informa ainda que um grupo de trabalho entre secretarias está sendo montado para elaborar o projeto de combate a esporotricose animal. “A Secretaria de Saúde tem feito sua parte no tratamento da doença em humanos, o que é nossa responsabilidade. Contudo, preocupados em combater a doença de forma mais ampla, estamos em busca de clínicas para realizarmos o mutirão de castração animal, o que irá controlar a população de gatos de rua e, consequentemente, o avanço da doença. Paralelo a isso, estamos convidando outras secretarias para esse grupo de trabalho onde iremos discutir um trabalho conjunto mais intenso”.

Foto: Ascom/PMC

A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria de Governo - Foto: Ascom/PMC

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.