Médico é premiado em Brasília

Iwwa Agência
Publicado 20/03/2014 11:03:27

O médico concursado Walberto Herrera Medina, de 59 anos, da USF (Unidade de Saúde da Família) de Pé de Areia, na localidade de Jauá, foi premiado na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, em Brasília. O projeto Aprendendo a vigiar a saúde da criança, em equipe foi selecionado entre 10 mil inscritos, no último sábado (15/03). O evento, organizado pelo Ministério da Saúde, é realizada a cada quatro anos e estimula o protagonismo local dos trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica no Brasil.

De acordo com o médico colombiano, especialista e mestre em Saúde Coletiva pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), uma equipe multidisciplinar formada por dentista, enfermeiro, médico e técnicos há oito meses acompanha o desenvolvimento de crianças da localidade, através de cinco grupos organizados por faixa etária. “Realizamos uma vez por semana atividades dinâmicas, brincadeiras colaborativas que fomentem os princípios da solidariedade, enfim, avaliamos se as crianças apresentam alguma alteração que necessite de consulta específica. Também discutimos o comportamento delas com as mães. Não cuidamos apenas da saúde, mas ajudamos a formar cidadãos”, afirmou.

Emocionado, Walberto Herrera Medina conta que quatro membros da USF de Pé de Areia estão se especializando em Saúde da Família. “Somos militantes do SUS (Sistema Único de Saúde) e defendemos e queremos que dê certo. Todas as pessoas que chegam à unidade são atendidas. As filas acabaram. Em média, atendemos 40 pessoas por dia”, assegurou.

O médico mostrou imagens das atividades no celular e revelou sorridente que os principais resultados do projeto são os bons hábitos da população. “A educação das pessoas é um ganho especial. Elas estão aprendendo a diferenciar o que é saúde e doença, prevenção e cura. É maravilhoso ouvir depoimentos de que os filhos estão contribuindo com a saúde da família através das orientações passadas na unidade”, declarou orgulhoso.

A experiência da USF de Pé de Areia será expandida. “Vamos levar para outras unidades de Camaçari. Durante a IV Mostra, fiz contatos com vários estados, muita gente querendo saber como funciona e manifestando interesse em visitar a unidade. Também vou escrever e publicar essas experiências”, garantiu o médico.

O médico lembrou ainda que, no ano passado, o governo do Estado escolheu a USF de Pé de Areia como modelo para apresentar o funcionamento do programa de Saúde da Família aos médicos que ingressaram no programa Mais Médicos, na Bahia. 

Walberto Herrera Medina reside no Brasil há 12 anos e atualmente mora em de Catu de Abrantes, no distrito de Vila de Abrantes, e é também professor de medicina na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências).

 

Slideshow | 2 fotos

Médico é premiado em Brasília

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.