Marcação informatizada reduz tempo de espera

ASCOM BOT
Publicado 13/08/2008 02:08:16

As marcações de consultas, procedimentos e exames nas unidades de saúde da sede e da orla de Camaçari agora são realizadas de forma descentralizada via o programa de computador SIGA Saúde (Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde). Isso significa atendimento rápido, menos filas e tempo de espera. O Município oferece 25 especialidades e disponibiliza mais de 11 mil vagas por mês.

O programa, totalmente informatizado, permite a gestão de informações e complementa a assistência aos usuários do SUS. Através dele, a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) pode avaliar as demandas de cada uma das unidades e o histórico clínico dos pacientes. O objetivo é melhorar o serviço de saúde.

As consultas e atendimento para clínico geral, odontólogo, ginecologista e pediatria devem ser realizadas nas unidades de saúde dos bairros. Já as consultas com gastroenterologista, cardiologista, neurologista, dermatologista, além de procedimentos de média e alta complexidade (a exemplo de tomografia, ressonância magnética e desintometria óssea), podem acontecer também na Central de Regulação do SUS.

Para os casos de média e alta complexidade, o atendimento é feito pela Policlínica de Especialidades do Centro e 21 prestadores de serviço, incluindo o Hospital Geral de Camaçari (HGC). Entre os serviços mais procurados estão consultas com neurologista, gastroenterologista, cardiologista, otorrinolaringologista, cirurgia ginecológica, além de exames como endoscopia e testes de esforço.

A técnica de enfermagem Cristiane Alves, que há dois anos faz tratamento com alergologista na rede municipal, comemora os avanços. “Agora o atendimento é mais cômodo, rápido e com menos espera”.

Segundo a diretora da Central de Regulação do SUS, Maria Edmar Torres Silva, os usuários que necessitam de exames mais complexos não ofertados pela Sesau são encaminhados para Salvador, município pactuado com Camaçari para atender os procedimentos. Entre eles, eletroneuromiografia, consulta com especialista de coluna e estudo urodinâmico.

Foto: Nelinho Oliveira

Município oferece 25 especialidades e mais de 11 mil vagas -

Mais Notícias

Camaçari encerra ano letivo de 2020 neste sábado (27)

Camaçari encerra ano letivo de 2020 neste sábado (27)

Livro apresenta Aldeia Hippie com foco na revitalização

Livro apresenta Aldeia Hippie com foco na revitalização

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.