Mais 200 jovens recebem certificado de dispensa do serviço militar

ASCOM
Publicado 27/03/2019 02:03:16

Na manhã desta quarta-feira (27/3), no Teatro Cidade do Saber, cerca de 200 jovens que realizaram o alistamento militar receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e fizeram o juramento à bandeira do Brasil como forma de confirmar o compromisso com a pátria.

A cerimônia foi presidida pelo chefe de Posto de Recrutamento e Mobilização de Salvador, o Tenente Coronel Rafael Barba, que pontuou a importância da solenidade. “Esse momento é essencial para que os jovens entendam o seu papel na sociedade e a sua responsabilidade enquanto cidadãos. Esse é o instante em que externam o sentimento de amor ao país. O Certificado de Dispensa de Incorporação materializa esse compromisso”, finalizou.

O comandante do Tiro de Guerra de Camaçari, subtenente Christian Félix, esclareceu que “agora esses jovens passam a ser reservistas e podem ser convocados ou não”, disse, ao explicar que a convocação se dá em situação de guerra ou urgentes necessidades  e desde que o efetivo militar existente venha a não suprir a demanda na ocasião. O CDI é o comprovante de que o jovem está em dia com o Serviço Militar e é destinado às pessoas do sexo masculino, sendo necessário para ingresso em faculdades, emissão de carteira de trabalho e passaporte.

De forma simbólica e representando todos os pais dos alistados, Fabrizzio Carmona Caires entregou o Certificado de Dispensa de Incorporação ao filho Icaro Barbosa Carmona. Para o pai de Icaro, o documento atesta a maturidade e a chegada da fase adulta, além de reafirmar a sua nacionalidade. “Esse momento permite aos jovens compreenderem o seu papel enquanto cidadãos, conhecer um pouco da história e como funciona a segurança do país e o papel e a importância do Exército nesse cenário”, concluiu Fabrizzio.

“Participar dessa solenidade e receber o CDI me fez perceber de fato essa transição para a fase adulta em que ganhamos mais responsabilidade”, declarou Icaro Carmona ao acrescentar que “ficaria muito feliz em algum dia poder servir ao país e contribuir para o bem-estar da nação”, finalizou.

A próxima solenidade de juramento à bandeira e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação será no dia 29 de maio, às 8h, no Teatro Cidade do Saber.

Slideshow | 3 fotos

Mais 200 jovens recebem certificado de dispensa do serviço militar

Mais Notícias

Órgãos mantêm fiscalização durante o fim de semana na costa

Órgãos mantêm fiscalização durante o fim de semana na costa

80% das obras do Viaduto do Trabalhador estão concluídas

80% das obras do Viaduto do Trabalhador estão concluídas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.