Localidade de Santa Rita recebe sementes e adubos

ASCOM
Publicado 17/03/2021 05:03:40

Com muita expectativa, a Associação dos Produtores Rurais de Camaçari (APRC) da localidade de Santa Rita recebeu sementes e adubos da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), nesta quarta-feira (17/3). Este foi o primeiro dia de entrega de materiais adquiridos com recursos próprios para estimular a agricultura local, com investimento de mais de R$ 250 mil.

O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, acompanhou a distribuição e falou sobre a intenção da pasta, que, de forma pioneira, está entregando um dos melhores adubos do mercado e calcário. “Trabalhamos com foco no desenvolvimento. E, hoje, estamos fortalecendo os nossos agricultores familiares, conscientizando, para que nós possamos ser até um Polo Agrícola, futuramente”. O titular ainda destacou que o investimento no segmento, como gerador de emprego e renda, é uma decisão da atual gestão municipal.

Ao todo, serão entregues 2,5 toneladas de sementes de milho, feijão e hortaliças, que devem beneficiar cerca de 600 agricultores de 15 localidades. E, por entender e ouvir as demandas dos produtores, foram incluídas na distribuição, 100 toneladas de adubo orgânico do tipo torta de mamona, um dos melhores para produção, e outras 100 toneladas de calcário.

O presidente da APRC, João Bosco, fez uma avaliação positiva da entrega, “para nós, agricultores, é gratificante essa ajuda. Vamos dar segmento, essas sementes vão gerar muito mais sementes”. Ele ainda explicou que a entrega será feita de forma individual para os produtores, respeitando as normas sanitárias, como uso do álcool em gel, uso de máscaras e de distanciamento social.

A APRC é uma entidade com 270 associados, devidamente cadastrada, documentada, organizada e apta a receber todos os benefícios do governo. De acordo com o número de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida, no local serão beneficiados 72 agricultores e cada um receberá dois quilos de milho, dois sacos de adubo torta de mamona e outros dois de calcário. As sementes de feijão e hortaliças serão entregues posteriormente.

Através da associação, uma das beneficiadas foi a produtora familiar, Maria Jesus de Souza, 59 anos, que recebeu um dos kits e afirmou que já iniciou o preparo do terreno. “Já capinei a frente da casa toda para plantar. Estou feliz, direto na roça”. Ela afirmou ainda que recebe as sementes todos os anos e que já fica na expectativa, aguardando.

Estas entregas estão feitas diretamente às associações rurais, mas o produtor individual ainda pode realizar o cadastro até o dia 1º de abril, na Sedap, para receber o material. Para se inscrever é preciso apresentar a DAP válida, documento de identidade, CPF, comprovante de residência e título de eleitor.

Ainda nesta quarta-feira foram entregues os materiais nas localidades de Pião Manso e Santa Maria. Confira a programação da distribuição para as associações:

  • Dia19/3 (sexta-feira) – Pau Brasil, Açu da Capivara e Rancho Alegre;
  • Dia 22/3 (segunda-feira) – Alameda do Rio, Conceição de Abrantes e Cordoaria;
  • Dia 24/03 (quarta-feira) – Tiririca e Joia do Rio
  • Dia 26/03 (sexta-feira) – Coqueiro de Monte Gordo, Km 22, Lagoa Seca e Cancelas

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.