Limpeza de canais e serviços de drenagem ocorrem de forma rotineira

ASCOM
Publicado 10/07/2020 10:07:38

Desde 2017, a Prefeitura de Camaçari buscou intensificar os trabalhos de limpeza de canais e os serviços de drenagem para dar mais fluidez às águas pluviais, evitando possíveis alagamentos. Realizou também diversas obras de contenção, com a finalidade de prover estabilidade e evitar deslizamentos de terra. Os trabalhos que são realizados rotineiramente demonstram o compromisso da administração pública com o bem-estar da população.

De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), a ação acontece de forma simultânea em diversos pontos e visa à prevenção de transbordamentos durante o período chuvoso, evitando assim, maiores problemas como: acidentes, alagamentos de residências, deslizamento de terra e proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue).

A prefeitura executou limpeza em 41 canais na sede e outros 21 na costa do município. Os trabalhos que são efetuados incluem o desassoreamento (limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo de rios e córregos), retirando o lixo depositado irregularmente. A ação de limpeza ainda conta com operações de capinação, destocamento (limpeza de solo através da retirada dos tocos ou restos de árvores), escavação e remoção de resíduos.

Comprometida com ações preventivas, a gestão também já realizou serviços de drenagem em 52 trechos da sede e em 24 pontos da costa. Os trabalhos envolvem limpeza de rios e córregos (macrodrenagem); manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais; limpeza de encostas, drenagem superficial de águas lançadas nas encostas, manutenção e recuperação da pavimentação asfáltica, limpeza de fossa, dentre outros. As ações são realizadas por profissionais da equipe técnica da secretária, com suporte de maquinário adequado.

Os trabalhos não param e a gestão realiza outras atividades de contenção e estabilização de encosta. Na sede, as obras foram finalizadas nas seguintes localidades: Camaçari de Dentro, Avenida Doutor Manoel Mercês (antiga Radial B), e nas Glebas A e E. As intervenções seguem em andamento no Morro da Manteiga, Nova Vitória, Bairro dos 46 e no Dois de Julho. Na costa, as obras de contenção foram finalizadas na Rua Manoel Leal, em Barra do Jacuípe e na Travessa Cascalheira, em Monte Gordo. E os trabalhos seguem nas ruas Simara Ellery e Mal. Teodoro, ambas em Catu de Abrantes, e ruas da Lavra e Alto da Liberdade, a duas situadas em Monte Gordo.

Reestruturar os canais da cidade é uma meta do atual governo, que busca apoio para evitar mais transtornos à população. Mesmo com as ações que ocorrem frequentemente no município, é fundamental contar com a colaboração da comunidade, que deve descartar lixo e entulho nos locais e horários corretos, uma vez que o descarte irregular se agrava, principalmente em períodos de chuva.

Mais Notícias

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.