Leonardo Boff elogia sistema de saúde de Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 12/09/2008 02:09:44

Fortalecer e humanizar ainda mais o atendimento da saúde em Camaçari. Esse foi o foco da palestra de Leonardo Boff, um dos mais importantes filósofos da atualidade, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (12/09), no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, durante o Fórum de Acolhimento nas Unidades de Saúde com Enfoque na Humanização do Atendimento.

O filósofo elogiou o trabalho desenvolvido na área de saúde no Município e mostrou-se surpreso com a Cidade do Saber. “Conhecia Camaçari apenas como cidade industrial. Mas vejo que a cultura e educação são fortes aqui, a Cidade do Saber é algo extremamente contemporâneo e acessível à população.”

Com o tema Acolhimento e Atendimento Humanizado, o palestrante abriu o evento falando que a saúde precisa ser pensada através de uma perspectiva mais ampla. E nesse sentido, está a importância do “cuidado” na relação médico e paciente. O cuidar é a melhor forma de humanizar o atendimento.

Leonardo Boff disse que não adianta médicos e enfermeiros possuírem apenas formação acadêmica, é preciso compaixão e sensibilidade ao tratar pessoas doentes, características importantes que todo profissional de saúde precisa ter.

Os pacientes precisam sentir-se acolhidos e aí entra a humanização da saúde: os profissionais precisam cuidar dessas pessoas e não deixá-las sozinhas em seu sofrimento, porque muitas vezes a solidão é pior do que a doença.

Outro aspecto importante do atendimento humanizado é incentivar a autonomia do paciente e a vontade em alcançar a cura. Antes de qualquer coisa, os médicos têm de ver primeiro os pacientes e depois a doença. Eles precisam saber tocar os pacientes e atendê-los de forma delicada e atenciosa.

O filósofo encerrou a palestra com a explicação de que a relação humanizadora é aquela em que existe carinho, compaixão, sensibilidade e, acima de tudo, o cuidado. O ser humano é vulnerável e precisa de cuidados especiais quando enfermos.

Ao final da palestra, houve debate com Leonardo Boff, mediado pela secretária da Saúde (Sesau) de Camaçari, Efigênia Cardoso.

Foto: Agnaldo Silva

Teólogo aprova projeto social da Cidade do Saber -

Mais Notícias

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.