Lei completa nove anos

ASCOM BOT
Publicado 07/08/2015 04:08:49

A Lei Federal 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, aumentou o rigor das punições sobre crimes domésticos e familiares. A Lei, que nesta sexta-feira (07/08) completa nove anos, normalmente é aplicada em casos de agressão física e psicológica às mulheres e serve também como amparo às vítimas.

Em Camaçari, para muitas mulheres que vivem fragilizadas por vivenciar a violência doméstica, o Centro de Referência em Atenção à Mulher Yolanda Pires representa um espaço de apoio, acolhimento, possibilidade de melhorar de vida e instrumento para cumprimento da Lei. O espaço já atendeu mais de 10 mil mulheres e oferece, de forma específica e gratuita, atendimento psicossocial e jurídico.

Encaminhadas através do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Deam (Delegacia Especial de Atenção à Mulher) ou por demanda espontânea, as mulheres recebem atendimento social, que identifica as necessidades de cada uma, e contam com psicólogas, advogada e assistentes sociais.

Com mais de 90 atendimentos por mês, o espaço serve como disseminador do conhecimento sobre os direitos, além de fazer a articulação com outras secretarias e entidades, a partir das demandas individuais, e oferecer auxílio em casos como guarda e divisão de bens. Este ano, o Centro Yolanda Pires atendeu 1.099 mulheres.

O centro também oferece curso de bordado, que funciona como trabalho terapêutico, além da possibilidade de complementação da renda com a venda de peças artesanais. Ainda é realizado o Cine Mulher, com a exibição e discussão a cerca de filmes com temáticas relacionadas a gênero e superação.

Também são realizadas palestras nas comunidades, em locais como escolas, igrejas e empresas, nas quais são discutidas questões como direito das mulheres e empoderamento. O espaço ainda disponibiliza um assistente social que fica na Deam, para realizar acolhimento e encaminhamento dos casos.

Localizado na rua Ambrosia, no bairro Dois de Julho, o Centro de Referência em Atenção à Mulher Yolanda Pires funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, e atende mulheres a partir dos 18 anos.

Foto: Arquivo

Centro de Referência em Atenção à Mulher Yolanda Pires -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.