Kits de Capoeira são entregues a mais 12 grupos de Camaçari

ASCOM
Publicado 20/11/2020 03:11:57

Através do Programa Cultura Todo Dia aconteceu a 2ª edição do projeto Valorizando as Raízes – Kit Capoeira, com entregas que contemplaram 12 grupos de capoeira do município. Realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), a cerimônia foi simbólica e ocorreu nesta sexta-feira (20/11), no Memorial Jorge Amado, localizado na Cidade do Saber.

O ato foi conduzido pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura e subsecretário da Secult, Luciel Neto, que falou sobre a importância do momento. “É uma satisfação muito grande fazer essa entrega, principalmente no dia 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra, onde a capoeira é uma das manifestações mais incisivas na questão da resistência do povo escravizado. E continuamos com a política de apoio aos mestres e mestras da cultura popular, Salve Capoeira!”, concluiu ao lembrar que o início da ação ocorreu em 2019.

Os 12 Kits são compostos por: três berimbaus, um atabaque, dois pandeiros, um agogô, dois xique com talisca e fardamentos. A cerimônia contou com representantes dos grupos de capoeira beneficiados e seguiu todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), devido a pandemia da Covid-19.

Esta iniciativa é uma forma de propagação e fomento da cultura afro-brasileira, difundindo a existência dos grupos de capoeira de Camaçari, promovendo assim a valorização deste Patrimônio Cultural Imaterial. A secretária da Cultura, Márcia Tude, também esteve presente na cerimônia.

GRUPOS CONTEMPLADOS

– Capoeira Libertação Arte

– Associação de Capoeiragem CDD

– Grupo de Capoeira Parque Verde

– Centro de Cultura e Arte Educativa

– Associação Cultural e de Inclusão Social

– Capoeira Angola Palmares Guerreiro

– Grupo Ginga Menino

– Grupo de Capoeira da Apae de Camaçari

– Associação Cultural de Capoeira Arupembê

– Associação do Parque Satélite

– Fatumbi Capoeira

– Associação Cultural de Capoeira Filhos de Malta

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 4 de Dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 4 de Dezembro

Itacimirim recebe pela primeira vez certificado Bandeira Azul

Itacimirim recebe pela primeira vez certificado Bandeira Azul

Rua Bahia recebe camada asfáltica nesta sexta (4)

Rua Bahia recebe camada asfáltica nesta sexta (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.