Jornalistas conhecem pontos turísticos de Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 26/08/2018 10:08:30

Dia de sol e céu azul, o clima perfeito para conhecer a cultura e as belezas naturais de Arembepe, localizada na costa de Camaçari. E assim foi a manhã deste sábado (25/8) para os 120 jornalistas brasileiros e uruguaios, que participam do Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, promovido pelo Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia e Turismo (Ficet) e que conta com apoio da Prefeitura de Camaçari. O evento começou no dia 22 de agosto em Salvador e encerra neste domingo (26/8) no município.

Encantados com a forma calorosa com a qual foram recebidos, os jornalistas cantaram e dançaram com o samba de roda do grupo cultural Nativas de Arembepe, que se apresentou na praça Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras). Depois de se refrescar com água de coco no restaurante Mar Aberto, os comunicadores se deslumbraram com a vista para o mar e as piscinas que se formam ao longo da praia.

O grupo conheceu ainda a famosa Aldeia Hippie, importante símbolo do movimento da contracultura, que este ano completa 50 anos. Por lá, passaram talentos da música, como os Novos Baianos, Ney Matogrosso, Caetano Veloso e Tim Maia. Além de grandes nomes do cenário artístico internacional, como Mick Jagger, Jack Nicholson, Roman Polanski, Janis Joplin e Jimmy Hendrix.

Atualmente, a aldeia tem cerca de 40 cabanas, onde moram, aproximadamente, 80 pessoas. As moradias oferecem hospedagem para turistas e espaço para camping. Além das casas, a aldeia possui um centro de artesanato, restaurante e escola para as crianças que moram no local.

Mas antes de fazerem uma verdadeira viagem no tempo e ver de perto cabanas rústicas  espalhadas em meio ao verde e cercadas pela lagoa do Rio Capivara e pelas águas cristalinas do mar, os jornalistas conheceram o Centro de Visitantes do Projeto Tamar, que tem como missão proteger as tartarugas marinhas. No local, tiveram a oportunidade de ver diversas espécies ameaçadas de extinção e entender como funciona o trabalho desenvolvido no espaço e a importância de preservar o ecossistema marinho.

“É a primeira vez que venho à Bahia e estou encantado com tudo, principalmente pela cultura. Aqui tem um potencial turístico que deve ser divulgado e muito”, disse o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) de Santa Catarina, Evandro Novak, também diretor do TV Bom Dia SC, que nos últimos quatro dias fez tomadas de imagens e vai produzir um documentário sobre Salvador e Camaçari.

A uruguaia Liliana Diaz, que conhecia a Bahia apenas pelas canções e poesia, também aprovou tudo o que viu. “Gostei muito dos lugares, mas especialmente das pessoas, que são acolhedoras.  É muito importante oportunidades como esta para mostrar as belezas e a identidade dos lugares. Sem dúvida, diante de tudo que vi e vivi, é verdadeira a expressão que fala que a Bahia é a terra da  felicidade”, finalizou, afirmando que em setembro do próximo ano voltará para aproveitar muito mais. Liliana trabalha com televisão, mas também é locutora de rádio e editora de dois sites.

Depois de almoçar no Empório Jacuípe e provar o tempero especial que só o povo baiano tem, foi a vez de conhecer um pouco mais da cultura local com a visita ao Terreiro Manso Kilembekweta Lemba Furaman, em Jauá. A tarde de visitas encerrou com a parada para compras no Outlet Premium, em Vila de Abrantes.

Um jantar, com a presença do prefeito Elinaldo Araújo, marca o fim da programação do evento, que é fechada em grande estilo com o show exclusivo “Aldeia”, feito pelo cantor Paulo Carrilho e grupo de dança Alaketu, realizado no Bahia Plaza Hotel, em Busca Vida, que também integra a Costa do município.

Slideshow | 6 fotos

Jornalistas conhecem pontos turísticos de Camaçari

Mais Notícias

Ruas do Parque Real Serra Verde recebem pavimentação

Ruas do Parque Real Serra Verde recebem pavimentação

Camaçari encerra ano letivo de 2020 neste sábado (27)

Camaçari encerra ano letivo de 2020 neste sábado (27)

Livro apresenta Aldeia Hippie com foco na revitalização

Livro apresenta Aldeia Hippie com foco na revitalização

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.