Jornada Pedagógica 2019 lota Teatro Cidade do Saber

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/04/2019 05:04:28

Tomados pela vontade de aperfeiçoar conhecimentos e trocar experiências, gestores, professores e servidores não docentes participaram da cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2019, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (11/4), no Teatro Cidade do Saber (TCS). As atividades seguem durante a tarde e se dividem entre o TCS e o Teatro Alberto Martins. Na sexta (12/4), a programação continua nas unidades de ensino, momento dedicado para o planejamento das atividades escolares. Já nos dias 25 e 26 de abril, será o momento de gestores e coordenadores apresentarem o resultado do trabalho.

Este ano, a jornada trouxe o tema “Compreender para transformar: a escola e seus currículos”, que norteou a palestra magna do evento, conduzida pelo professor e doutor Alessandro Marimpietri, que destacou pontos como “Para que serve a escola?” e “Qual o valor da educação hoje?”.

Cheia de felicidade, a gestora da Secretaria da Educação (Seduc), Neurilene Martins, falou da importância da Jornada Pedagógica. “Preparamos uma série de atividades para mobilizar os profissionais da rede com o objetivo de discutirmos avanços, desafios e possibilidades para qualificar os processos pedagógicos por meio da formação dos educadores, assegurando assim o direito de aprender dos estudantes e de ensinar dos educadores”, disse a secretária.

Na ocasião, Neurilene ressaltou o esforço e empenho da pasta em oferecer uma educação de qualidade para os jovens do município, e aproveitou para dar início ao processo de entrega do Referencial Curricular Municipal – Anos Iniciais, que servirá como ferramenta de consulta e estudo para o corpo docente do município.

“O grande e mais importante propósito da escola enquanto instituição no mundo contemporâneo, em que estamos vivendo uma transição de referências, é o de estabelecer um acordo coletivo do ‘vamos conviver e não vamos nos destruir’”, disse Marimpietri ao acrescentar: “isso que parece pouco talvez seja a maior e mais importante grandeza da escola nos dias de hoje, pois a sociedade precisa achar um jeito de viver uma vida mais interessante e menos destrutiva, e são vocês que precisam comunicar essa possibilidade. São os professores, mas também o porteiro, a direção, a coordenação e todos que fazem a educação acontecer dentro e fora da sala de aula”, concluiu o palestrante.

A professora Roquilda Santos, educadora há 19 anos, representou o corpo docente da rede municipal de educação na composição da mesa solene. A docente é diretora do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária e na ocasião falou da importância de participar da jornada. “Estar aqui hoje significa ampliação de horizontes. É oportunidade de renovar as energias para disseminar durante o ano letivo. Estou muito satisfeita com os projetos e programas que a Secretaria da Educação tem desenvolvido e os que estão próximos a serem implementados, que vão modificar o cotidiano escolar”, declarou.

“O CME tem diversas atribuições, entre elas fiscalizar e normatizar, e nós temos acompanhando toda a rede, monitorando todas as ações pertinentes à educação do município. E observamos o desprendimento da Seduc em implantar no município o Programa Mais e Melhor Educação, que no leque de benefícios que representa, vai conseguir diminuir a demanda reprimida da educação infantil, com a construção das seis creches, que nós estamos acompanhando também”, falou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lenieverson Santana, ao citar ainda como ponto positivo a requalificação das unidades escolares e o processo de formação que é pensado e ofertado não apenas para os educadores, mas para todos os atores que compõem a escola.

A cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2019 contou com mais um ato importante, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Seduc e a Secretaria da Cultura (Secult), que vai viabilizar a realização de atividades culturais do Programa Cultura Todo Dia nas unidades escolares, feitas por intermédio da Cia de Dança, do concurso cultural Fotografe Camaçari e da Cia de Teatro.

“Através desse ato, atendemos a Constituição Federal e o Plano Nacional de Cultura, que estabelece a necessidade de promover a difusão cultural como direito de todo cidadão”, falou a secretária da Secult, Marcia Tude, durante a apresentação do programa ao público presente. “Tenho certeza que isso irá motivar ainda mais os nossos estudantes, tornando o ambiente escolar mais atrativo e dinâmico”, finalizou a responsável pela pasta de Cultura.

Marcaram presença no ato, a subsecretária de Relações Institucionais, Janete Ferreira, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dilson Magalhães Junior, bem como os vereadores Cristiane Bacelar e Oziel Araújo. A jornada contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Cultura, Tata Ricardo Tavares, e a presidente do Fórum Municipal de Educação, Daniele Santos.

Slideshow | 6 fotos

Jornada Pedagógica 2019 lota Teatro Cidade do Saber

Mais Notícias

STT realiza workshop voltado para mulheres como parte das ações do Maio Amarelo

STT realiza workshop voltado para mulheres como parte das ações do ...

I Seminário Cadastro Técnico Multifinalitário acontece dia 23

I Seminário Cadastro Técnico Multifinalitário acontece dia 23

Prefeitura presta apoio a idoso que teve casa demolida por iniciativa privada

Prefeitura presta apoio a idoso que teve casa demolida por iniciati...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.