Jornada Pedagógica 2019 é lançada

ASCOM
Publicado 26/03/2019 03:03:05

Com o foco na Jornada Pedagógica 2019, que tem como tema Compreender para transformar: a escola e seus currículos, foi realizada, na manhã desta terça-feira (26/3), uma reunião entre a equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc) e a titular da pasta, Neurilene Martins. O evento será realizado nos dias 11, 12, 25 e 26 de abril, com abertura na Cidade do Saber e palestras em diversos espaços, além de atividades nas escolas.

Esse foi o lançamento, com os detalhes do evento, para equipe técnica a fim de ouvir, ajustar e fazer um plano de trabalho, já que estes são os primeiros interlocutores e estão presentes nos territórios, nas escolas. No turno vespertino, a apresentação foi realizada para os diretores das escolas, na Casa do Trabalho.

A secretária de Educação, Neurilene Martins, fez uma reflexão sobre o tema. “Revela algumas tramas e o quanto a gente tem que trabalhar para poder avançar. Ele nos inspira, mas há que se construir um conhecimento singular, da realidade do aluno e do ambiente escolar. Mas, a transformação tem que ser sistêmica, é preciso que os comportamentos institucionais sejam alterados”.

Os objetivos da Jornada Pedagógica são, por exemplo: oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Camaçari. Ainda dentre os objetivos está a promoção da cultura de paz, com desenvolvimento de ações de rede e escolar dentro dessa perspectiva.

A coordenadora pedagógica regional, Sheila Albergaria, destaca a importância do tema. “É muito forte e acho que fala muito, daqui pra lá e de lá para cá, e no processo escolar. Um tema que precisa estar embrenhado, inclusive nos nossos professores, porque a gente precisa entender a realidade social das crianças”. O que também foi destacado pela supervisora dos anos iniciais, Ezione Oliveira: “precisamos compreender o que o aluno já sabe e o que precisamos ensinar”.

No primeiro dia da Jornada Pedagógica 2019 acontecerá a Conferência de Abertura e seminários temáticos voltados para: educação infantil, anos iniciais, anos finais, servidores e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O segundo será voltado para Dimensão Escolar, que é o momento em que os professores e servidores estarão nas escolas de origem dando continuidade a discussão e planejamento do trabalho que será realizado, sob gerência do diretor e coordenador.

Já nos dias 25 e 26 ocorrerão os Encontros da Dupla. Neste período os diretos e coordenadores participarão de um evento para que eles possam apresentar o que foi feito. É um retorno do que foi produzido de planejamento nas escolas.

 

PROGRAMAÇÃO

 

11 de abril

Manhã

Conferência Magna com o tema: “Compreender para transformar: as escolas e seus currículos”

Público: Toda a Rede Municipal de Ensino

Tarde

Seminário Temático 1: A escola para as crianças bem pequenas: campos de experiências, interações e brincadeiras.

Público: profissionais de educação

Seminário Temático 2: A escola para as crianças: infâncias, linguagens e práticas pedagógicas.

Público: profissionais de educação

Seminário Temático 3: A escola do adolescente: culturas, linguagens e tecnologias.

Público: profissionais de educação

Seminário Temático 4: A escola que protege através da Cultura de Paz: Círculo de Cuidados

Público: secretários escolares, auxiliares de secretaria, porteiros, auxiliares de disciplina e merendeiras

Noite

Seminário Temático 5: A escola dos Jovens, Adultos e Idosos: Diversidade, inclusão e acolhimento.

Público: Professores do EJA

 

12 de abril

Dimensão Escolar

 

25 e 26 de abril

 Encontro da dupla gestora: socialização do plano de trabalho da unidade escolar para 2019

Foto: Tiago Pacheco

O evento será realizado nos dias 11, 12, 25 e 26 de abril, com abertura na Cidade do Saber e palestras em diversos espaços, além de atividades nas escolas - Foto: Tiago Pacheco

Mais Notícias

Defesa Civil inicia a Operação Chuva

Defesa Civil inicia a Operação Chuva

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8 de março

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.