ISSM completa 25 anos e empossa novo superintendente que é servidor do município

ASCOM
ASCOM
Publicado 10/01/2019 05:01:57

O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) de Camaçari completou 25 anos no dia 22 de dezembro de 2018 e agora recebe um novo superintendente para comandar as ações no local. O procurador Pedro Jorge Guimarães assume o posto no lugar de Nelson Henrique de Carvalho, que esteve interinamente no cargo por aproximadamente cinco meses.

“Minha maior missão à frente do ISSM é tratar o dinheiro do servidor com muita transparência e eficiência. Pela primeira vez dentro desses 25 anos do instituto, ele terá à frente um superintendente que é servidor de carreira do município. Acho que isso demonstra o compromisso da gestão com o órgão, porque daqui a um tempo, eu, enquanto servidor, também estarei utilizando os serviços do instituto”, declarou Pedro Jorge Guimarães.

Para o novo superintendente também é importante destacar o fato de Camaçari possuir um sistema de previdência próprio. “No momento atual em que se fala tanto de reforma da previdência, em mudanças a nível nacional, ter um instituto próprio é extraordinário”, enfatiza Guimarães.

Pedro Jorge Guimarães é bacharel em direito, formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e atuou como procurador de Camaçari por cinco anos, desde 2014.

Sobre o ISSM

Em 1990, Camaçari instituiu o Regime Estatutário Obrigatório. Com isso, em 1993 surge o ISSM para garantir ao servidor uma aposentadoria com base no seu último salário. Em 2003, com a reforma da previdência nacional, esse tipo de benefício foi reduzido e passou a ser calculado com base na média dos últimos salários.

O ISSM atua na garantia dos pagamentos previdenciários dos servidores municipais. De acordo com a diretora de Previdência e Assistência Social do ISSM, Doranei Dantas, diversos programas sociais são desenvolvidos pelo instituto, a exemplo do Programa de Preparação para Aposentadoria, que reuni os servidores que estão perto do prazo de se aposentar e os recém-aposentados para prestar esclarecimentos acerca da aposentadoria, através de palestras.

Além disso, tem o Grupo de Convivência dos Aposentados, com reuniões quinzenais, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura (Secult) na realização de aulas de dança e teatro. “Através dessas atividades, já conseguimos melhorar a vida de muitos aposentados. Alguns deles no início eram depressivos e depois que foram integrados nas ações do ISSM vivem bem melhor”, destaca Dantas, que atua no instituto há 10 anos.

Outro ponto destacado como relevante na atuação do ISSM no município é a compensação previdenciária que consiste na possibilidade de resgate, junto ao INSS, de valores ligados a servidores que tinham contribuição antes de se tornarem servidores efetivos.

O ISSM fica localizado no Centro Administrativo de Camaçari e o horário de atendimento ao público é das 8h às 17h.

Slideshow | 2 fotos

ISSM completa 25 anos e empossa novo superintendente que é servidor do município

Mais Notícias

São João foi animado na Costa de Camaçari

São João foi animado na Costa de Camaçari

Inscrições abertas para a 2ª edição do Casamento Coletivo

Inscrições abertas para a 2ª edição do Casamento Coletivo

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clássicos

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clá...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.