História de Camaçari começa no século 16

ASCOM BOT
Publicado 28/09/2008 04:09:40

A Secretaria da Cultura está concluindo o levantamento de todo o material de resgate da história do Município, para encaminhá-lo ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ao Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), a fim de providenciar a revisão no tempo de aniversário de Camaçari.

O secretário Demetrius Moura garante que na realidade a cidade, neste 28 de setembro, está completando 450 e não 250 anos de fundada como oficialmente comemorado. E ele afirma ter elementos para respaldar o que fala.

Na interpretação do secretário da Cultura, na realidade Camaçari nasceu em 1558, quando jesuítas portugueses pediram a Garcia D´Ávila, dono de uma vasta extensão de terra que ia de Salvador ao Maranhão, a permissão para ocupar um terreno localizado ao Norte do rio Joanes, onde implantaram uma missão. O local foi batizado de Abrantes, para homenagear uma localidade com o mesmo nome existente em Portugal.

Acontece que a historiografia oficial só reconhece o nascimento de Camaçari em 1778, quando a Aldeia do Divino Espírito Santo de Abrantes foi elevada à categoria de Vila, evidentemente que com o mesmo nome, e passou a dispor de Casa de Câmara e cadeia pública.

“Ora, o marco para a contagem da fundação de Salvador foi quando Thomé de Souza colocou o pé no Porto da Barra, em São Paulo a partir da construção do Colégio José Anchieta e em todos os lugares é assim, então não pode ser diferente com Camaçari”, diz Demetrius Moura.

Para reforçar ainda mais o argumento que defende, o secretário lembra a contradição de o Município, com 250 anos de existência, possuir uma igreja, que é a de Abrantes, com 450 anos de fundada. Ele disse que muita gente pensa que 28 de setembro é o aniversário da emancipação política da cidade, o que não corresponde à realidade.

Demetrius Moura espera que, além de fazer a correção histórica, a Secretaria da Cultura consiga de organismos federais mais recursos para a preservação do valioso patrimônio histórico e artístico de Camaçari.

Foto:

Mais Notícias

Prefeito se reúne com equipe da Saúde neste domingo (28)

Prefeito se reúne com equipe da Saúde neste domingo (28)

Vacinação contra Covid avança para idosos a partir de 82 anos neste domingo

Vacinação contra Covid avança para idosos a partir de 82 anos neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.