Grupos de cultura popular abrem Lavagem de Barra do Pojuca

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/01/2019 03:01:55

Um dia de muita fé, devoção e celebração marcou a abertura do ciclo de lavagens da Costa de Camaçari, realizado em Barra do Pojuca, nesta sexta-feira (11/01). Os festejos acontecem em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis, e começou com o cortejo religioso, com participação de grupos de cultura popular.

O evento é promovido pela Prefeitura de Camaçari e o prefeito Elinaldo Araújo participou das comemorações que acontecem há mais de 100 anos. “Esse é um dia muito feliz. Passamos dois anos com muita dificuldade, realizamos obras que eram prioridade e tivemos que tomar medidas duras. A abertura desse ciclo de lavagens é especial porque marca a retomada da festa profana”, afirmou o gestor municipal.

A dona de casa, Bárbara Leal, 23 anos, participou dos cerca de dois quilômetros de percurso. Ela também levou a filha, Marli Leal, 6 anos, para estreitar os laços com a cultura popular. “Acho muito importante estimular a participação nesses eventos. É uma forma de resgatar e manter a cultura”.

O cortejo também contou com a participação do Grupo de Capoeira Zambiacongo, Maculelê Berimbau Arte, os Filhos de Maré, Rumfagerê, Charanga da Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop), da Big Band, a Charanga de Saubara e do grupo de Timbalê. Além das tradicionais baianas e da Companhia de Apoio Social e Cultural Espermacete.

Participando pela primeira vez da lavagem de Barra do Pojuca, a baiana Patrícia Pereira Leite, 37 anos, disse que gosta muito de estar nesses eventos. “Estou muito animada. Afinal, lavagem sem baiana não é lavagem. É gratificante”.

O cortejo, que teve início na entrada da localidade, encerrou na Igreja Matriz da localidade ao som de hinos religiosos, com um “Salve!” ao povo de Camaçari, e, por fim, a ode ao padroeiro, São Francisco de Assis.

A festa profana começa neste sábado (12/01) e segue até segunda-feira (14/01) com shows musicais, a partir das 20h, na praça do Centro Comercial. A animação ficará por conta de Robert Cigano, Léo Ferreira, Samba do Pretinho, Seu Maxixe, Gerônimo, Tá ligado, Dá um Click, Dan Valente, Mitchell Brunnings, Rafael Brandão, Caio e Caique, Samba da Gente, Desejo de Paixão e Brasilian Boys.

Slideshow | 17 fotos

Grupos de cultura popular abrem Lavagem de Barra do Pojuca

Mais Notícias

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clássicos

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clá...

Ambulantes e barraqueiros comemoram lucro no Camaforró 2019

Ambulantes e barraqueiros comemoram lucro no Camaforró 2019

Segunda noite do Camaforró é sucesso

Segunda noite do Camaforró é sucesso

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.