Grupos de cultura popular abrem Lavagem de Barra do Pojuca

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/01/2019 03:01:55

Um dia de muita fé, devoção e celebração marcou a abertura do ciclo de lavagens da Costa de Camaçari, realizado em Barra do Pojuca, nesta sexta-feira (11/01). Os festejos acontecem em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis, e começou com o cortejo religioso, com participação de grupos de cultura popular.

O evento é promovido pela Prefeitura de Camaçari e o prefeito Elinaldo Araújo participou das comemorações que acontecem há mais de 100 anos. “Esse é um dia muito feliz. Passamos dois anos com muita dificuldade, realizamos obras que eram prioridade e tivemos que tomar medidas duras. A abertura desse ciclo de lavagens é especial porque marca a retomada da festa profana”, afirmou o gestor municipal.

A dona de casa, Bárbara Leal, 23 anos, participou dos cerca de dois quilômetros de percurso. Ela também levou a filha, Marli Leal, 6 anos, para estreitar os laços com a cultura popular. “Acho muito importante estimular a participação nesses eventos. É uma forma de resgatar e manter a cultura”.

O cortejo também contou com a participação do Grupo de Capoeira Zambiacongo, Maculelê Berimbau Arte, os Filhos de Maré, Rumfagerê, Charanga da Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop), da Big Band, a Charanga de Saubara e do grupo de Timbalê. Além das tradicionais baianas e da Companhia de Apoio Social e Cultural Espermacete.

Participando pela primeira vez da lavagem de Barra do Pojuca, a baiana Patrícia Pereira Leite, 37 anos, disse que gosta muito de estar nesses eventos. “Estou muito animada. Afinal, lavagem sem baiana não é lavagem. É gratificante”.

O cortejo, que teve início na entrada da localidade, encerrou na Igreja Matriz da localidade ao som de hinos religiosos, com um “Salve!” ao povo de Camaçari, e, por fim, a ode ao padroeiro, São Francisco de Assis.

A festa profana começa neste sábado (12/01) e segue até segunda-feira (14/01) com shows musicais, a partir das 20h, na praça do Centro Comercial. A animação ficará por conta de Robert Cigano, Léo Ferreira, Samba do Pretinho, Seu Maxixe, Gerônimo, Tá ligado, Dá um Click, Dan Valente, Mitchell Brunnings, Rafael Brandão, Caio e Caique, Samba da Gente, Desejo de Paixão e Brasilian Boys.

Slideshow | 17 fotos

Grupos de cultura popular abrem Lavagem de Barra do Pojuca

Mais Notícias

Multidão homenageia o padroeiro de Monte Gordo durante cortejo

Multidão homenageia o padroeiro de Monte Gordo durante cortejo

Parque Satélite recebe serviço de pavimentação asfáltica

Parque Satélite recebe serviço de pavimentação asfáltica

Projeto Sou Verão leva atividades esportivas gratuitas para Itacimirim neste sábado (19)

Projeto Sou Verão leva atividades esportivas gratuitas para Itacimi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.