Governo participa de reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/11/2019 05:11:15

A reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp) de Camaçari, realizada na tarde desta segunda-feira (11/11), contou mais uma vez com representantes do governo municipal – o secretário de Relações Institucionais, José Matos, além de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). O encontro, que acontece mensalmente, foi conduzido pela titular da 3ª Promotoria de Justiça do município, Carla Andrade Barreto, representando a promotora Mirella Brito, que cumpria outra agenda.

Com a meta de elaborar o Plano Municipal de Segurança Pública do município até março de 2020, principal pauta da nova gestão da Cisp de Camaçari, o comitê trabalha com foco na organização de um diagnóstico e das fontes geradoras de dados. A promotora Carla Barreto abriu a reunião e deu boas-vindas aos presentes e aproveitou para fazer um breve panorama dos últimos encontros. Na ocasião, explicou que esse passo é essencial para nortear a construção do plano, e para ele de fato cumpra o papel de direcionar políticas públicas que solucionem as demandas da população e proporcione mais segurança aos munícipes.

Na reunião, a Comissão de Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara de Vereadores, composto pelos vereadores Jamelão, Fafá de Senhorinho e Dilson Magalhães Junior, que ocupam os respectivos cargos de presidente, relatora e membro, apresentaram em conjunto com outros vereadores, entre eles a Drª Cristiane Bacelar, o resultado dos esforços do Legislativo para a construção do documento e se puseram à disposição da Cisp para unirem esforços nesse processo de elaboração não apenas do Plano Municipal de Segurança, mas do conselho e o fundo para esse segmento.

O secretário José Matos explica que esses encontros são essenciais e ressalta que com a criação desses mecanismos o município pode planejar, implantar e avaliar projetos que tenham o objetivo de prevenir o crime e reduzir o sentimento de insegurança dos seus cidadãos. O gestor da pasta ficou incumbido de apresentar os planos municipais relativos às diversas secretarias da administração municipal que servirão como elemento a mais na construção do plano.

O diagnóstico tem o objetivo de trazer dados relevantes sob a ótica da violência no município, com a identificação de diversas características a exemplo do público-alvo, as áreas de risco, gênero, cor e raça tanto daquele que é violentado quanto daquele que move a violência. Além desses elementos, serão necessárias informações das mais variadas áreas de atuação, como saúde, social e educação, para que possam auxiliar na elaboração do diagnóstico e consequentemente do Plano Municipal de Segurança Pública que trará políticas de prevenção e ostensivas baseadas na realidade da cidade.

Slideshow | 5 fotos

Governo participa de reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública

Mais Notícias

Secretaria da Saúde recebe doação de 300 máscaras

Secretaria da Saúde recebe doação de 300 máscaras

Mais oito ruas em localidades da Costa de Camaçari recebem asfalto

Mais oito ruas em localidades da Costa de Camaçari recebem asfalto

ISSM publica cartilha de educação financeira

ISSM publica cartilha de educação financeira

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.