Governo investe no combate à violência contra a mulher

Iwwa Agência
Publicado 30/06/2008 01:06:03

A Prefeitura de Camaçari esteve representada nesta segunda-feira (30/06), pela vice-prefeita Tereza Giffoni, na solenidade de lançamento do DVD Por uma vida sem Violência e na assinatura do convênio para 2008 do Pacto Estadual de Políticas para as Mulheres, firmados pelos governos federal, estadual e municipal.

O evento, que aconteceu na reitoria da UFBA, em Salvador, contou com as presenças da ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Nilcéa Freire, do governador Jacques Wagner e de diversos prefeitos baianos. Serão aplicados R$ 18 milhões em ações do pacto estadual de enfrentamento à violência contra a mulher.

Entre as principais realizações na Bahia estão a criação de conselhos da mulher em 37 municípios com mais de 100 mil habitantes e a assinatura de convênios com as secretarias de Saúde, de Educação, de Justiça e de Segurança Pública.

MUNICÍPIO
Desde 2005, Camaçari tem sido um exemplo no trabalho das políticas públicas voltadas à valorização da mulher, a exemplo da implantação da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM) e da Secretaria da Mulher (Semu).

Hoje, estão em andamento projetos importantes como a qualificação e padronização das baianas de acarajé, que beneficiou, ano passado, 245 profissionais, e este ano 120 quituteiras, e o Mulher Cidadã, com mil pessoas atendidas.

O programa é um dos mais importantes e foi criado pela Lei Municipal 806/2007, para atender pessoas com mais de 16 anos cadastradas no Programa Bolsa Família, promovendo capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a secretária da Semu, Aurenita Castillo, também presente ao evento, novos projetos de atendimento e valorização serão implantados ainda este ano. Um marco será a inauguração do Centro de Referência Yolanda Pires, no bairro Ponto Certo, que beneficiará 300 mulheres por mês.

A unidade é uma diretriz do Plano Nacional de Políticas para Mulheres, cujo principal objetivo é a prestação de serviços e o desenvolvimento de políticas públicas que atendam as demandas do gênero.

O local vai realizar um trabalho de orientação jurídica, atendimento psicológico e oficinas para a reflexão, construção da cidadania e autodeterminação das atendidas.

Foto:

Mais Notícias

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.