Feira na praça Montenegro esclarece sobre doenças renais

ASCOM BOT
Publicado 16/06/2008 11:06:59

Como parte da política de assistência a pacientes renais de Camaçari, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou sábado (14/06), a 1ª Feira da Prevenção às Doenças Renais.

Durante todo o dia, as pessoas puderam realizar exames de sangue e de urina, controle de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de material educativo e orientação médica.

As avaliações ajudam a detectar algum tipo de comprometimento dos rins. A aposentada Madalena Nascimento, 65 anos, aproveitou para fazer todos os exames disponíveis. “Eventos como este são importantes porque ajuda na prevenção e na descoberta de algum problema de saúde. Como tenho pressão alta, faço exames sempre”.

De acordo com o especialista em Nefrologia, doutor Humberto Santos, pessoas com pressão arterial alta, diabetes, anemia falciforme são mais propícias a adquirir problemas renais, por isso é importante avaliação constante, independentemente de ser “criança, adulto ou idoso”.

A presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a médica Fátima Gestera, chama atenção para a importância do diagnóstico e acompanhamento especializado. “Quanto mais cedo se detecta o problema, mais fácil pode ser o tratamento”. Segundo ela, a Bahia tem hoje mais de 6 mil pacientes em hemodiálise.

O Município atende hoje 105 pacientes, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos moradores de Camaçari, são atendidas pessoas de Dias D’Ávila, Mata de São João e Pojuca.

A eficiência do serviço prestado pelo Município é destacada pelo vice-presidente da Associação dos Renais Crônicos de Camaçari e região, Natanael Alcântara. “A Secretaria de Saúde facilita o acesso aos exames que fazemos constantemente, oferece medicamento, cesta básica, transporte e atua, junto com o governo do Estado, no Hospital Geral”.

Mais Notícias

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8 de março

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades da pasta

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.