Feira de Saúde contempla moradores da zona rural

Iwwa Agência
Publicado 16/10/2015 04:10:09

Com objetivo de ampliar a oferta e facilitar o acesso dos moradores de Lagoa Seca aos serviços de saúde, a Prefeitura promoveu uma Feira de Saúde na localidade que fica na zona rural do distrito de Monte Gordo.

A ação, realizada nesta sexta-feira (16/10), através da Sesau (Secretaria de Saúde), foi prestigiada pelo prefeito Ademar Delgado. O gestor de Camaçari destacou a importância da Feira de Saúde para a comunidade. “Essa é uma oportunidade que as pessoas têm para realizar consultas e procedimentos médicos. A iniciativa é, sem dúvida, a Prefeitura mais próxima da população”, disse o prefeito, que no último dia 2 de outubro entregou aos moradores de Monte Gordo uma das oito ambulâncias adquiridas com recursos da administração municipal.

Para a dona de casa Quitéria Bezerra de Oliveira, de 47 anos, a Feira de Saúde foi uma boa oportunidade para realizar consulta com um médico clínico e ortopedista. A sobrinha de Quitéria Bezerra, Camila Jesus Santos, de 18 anos, também foi beneficiada com a iniciativa da Prefeitura. Com serviços médicos perto de casa, ela aproveitou fazer, pela primeira vez, os testes rápidos de HIV (Aids) e Sífilis. “Confesso que dá um friozinho na barriga, mas o exame é tranquilo e seguro”, disse a jovem.

A Feira de Saúde aconteceu na Congregação Batista Missionária Manancial de Deus e proporcionou aos moradores de Lagoa Seca consultas médicas com clínico geral, ortopedista e cardiologista. Além de aferição da pressão arterial, teste de dosagem de glicemia, teste rápido para detecção de HIV (Aids) e sífilis, distribuição de preservativos femininos e masculinos, vacinação, avaliação nutricional e recadastramento do programa Bolsa Família.

Durante a ação, profissionais da Sesau orientaram a comunidade sobre saúde bucal através de demonstrações de escovação e deram informações sobre DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), tuberculose, hanseníase e câncer de mama.

Como forma de reforçar a Campanha Internacional Outubro Rosa, as mulheres com idades acima de 40 anos agendaram exames de mamografia. Na ocasião, os moradores ainda receberam um frasco de hipoclorito de sódio para purificar a água utilizada para consumo humano.

A ação envolveu 50 profissionais, dentre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, além da Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Estiveram presentes na Feira de Saúde os secretários da Saúde, Washington Couto, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, e o vereador Wilton de Ferrinho (SD). 

Slideshow | 7 fotos

Feira de Saúde contempla moradores da zona rural

Mais Notícias

Prefeitura entrega Escola Denise Tavares totalmente requalificada

Prefeitura entrega Escola Denise Tavares totalmente requalificada

Secretaria de Habitação volta a realizar atendimento externo

Secretaria de Habitação volta a realizar atendimento externo

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.