Feira de Saúde beneficia Açu da Capivara

ASCOM BOT
Publicado 18/04/2008 12:04:47

A população de Açu da Capivara, zona rural de Camaçari viveu uma manhã diferente nesta sexta-feira (18/04). Pela primeira vez foi realizada na praça principal, uma Feira de Saúde que ofereceu serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, distribuição de camisinha, orientação sobre a saúde da mulher, saúde bucal e palestra sobre formas de prevenção da dengue.

A feira promovida pela Secretaria da Saúde (Sesau), através da Unidade Básica de Arembepe, teve o objetivo de levar ações de saúde a uma área de difícil acesso, incentivando a pratica de atividades físicas na busca por melhor qualidade de vida.

Segundo o coordenador da feira, Mario Machado, a proposta da Sesau é atender uma comunidade diferente a cada mês. A medida vai beneficiar todas as comunidades que vivem em locais de difícil acesso, distantes das unidades de saúde.

A abertura contou com a encenação de uma peça de teatro feita pelos agentes de saúde, enfocando a importância da prevenção da diabetes e hipertensão. Logo após foi sorteada uma cesta com legumes, frutas e verduras, produtos fundamentais para uma alimentação saudável.

A dona de casa Maria de Lourdes Santiago da Silva, 58 anos, estava contente com a iniciativa. “Quando preciso de médico tenho que atravessar o rio de barco para chegar até Arembepe. Assim é bom porque somos consultadas na hora.” João Andrade, 75 anos também estava ansioso pelo atendimento. Ele é morador do local há 30 anos e disse que “pela primeira vez os moradores estão sendo lembrados. Toda ajuda é sempre bem-vinda”.

As crianças também foram beneficiadas com a ação através da equipe de saúde bucal, que realizou palestra sobre escovação e distribuiu escovas de dente. Julia dos Santos, oito anos, estava radiante. “Esta é a primeira vez que ganho uma escova porque minha mãe não tem dinheiro pra comprar.”

A feira foi encerrada com uma caminhada ao redor da praça, entre moradores e a equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, dentista e agentes de saúde.

Foto: Agnaldo Silva

As crianças gostaram da aula de escovação -

Mais Notícias

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8 de março

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades da pasta

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.