O prefeito Luiz Caetano afirmou que a instalação de mais uma empresa no Pólo Petroquímico de Camaçari, a alemã Linde Gases, demonstra a continuidade da expansão e marca a comemoração dos 30 anos do complexo industrial. A afirmação foi feita na entrevista coletiva realizada terça-feira (20/05), no Hotel Fiesta Bahia, após audiência com o governador do Estado, Jaques Wagner, e representantes da empresa, que tratou da instalação da indústria no Município.
O diretor de Negócios da Linde Brasil, José Fernando Rodrigues, informou que a empresa vai produzir, em Camaçari, cerca de 300 toneladas por dia de gases oxigênio, nitrogênio e argônio. Ele disse que a construção da fábrica no Município é a realização de um sonho de 22 anos.
Clemis Miki, presidente da Linde para a América do Sul, afirmou que é muito gratificante ter uma fábrica em Camaçari, onde está um dos maiores pólos industriais do Brasil. Com investimento inicial de R$ 100 milhões, a empresa vai empregar 700 pessoas durante a obra e gerar 50 empregos diretos e indiretos.
A construção deve começar no segundo semestre deste ano, com previsão de término em 2009. A Linde Gases tem núcleos em 24 cidades brasileiras. O Nordeste responde por 15% da receita da empresa.
Para o prefeito Luiz Caetano, a chegada da empresa é de extrema importância e da força ao crescimento do pólo. A Prefeitura, junto ao governo estadual, trabalha para melhorar a infra-estrutura do pólo e proporcionar oportunidades para que mais empresas se instalem aqui. Caetano acrescentou que a gestão tem alinhando o desenvolvimento industrial com o local e investindo muito na capacitação da população.
Participaram da coletiva também Manoel Carnaúba, presidente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçri (Cofic), Rafael Amoedo, secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado, e Djalma Machado, secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços.

Coletiva reuniu jornalistas, prefeito e dirigentes da Linde -