Experiência reforça turismo na Costa dos Coqueiros

ASCOM BOT
Publicado 14/10/2008 08:10:34

A experiência de Camaçari no desenvolvimento de projetos turísticos e programas de apoio a micro e pequenos empresários do setor de hotelaria são contribuições que o Município pretende repartir com as cidades que compõem, desde 2004, a Costa dos Coqueiros.

Com 193 quilômetros de orla, os sete integrantes do consórcio têm uma das mais promissoras zonas turísticas da Bahia, com praias, rios, riachos, parque ecológico, hotéis, resort, pousadas, bares e restaurantes para todos os gostos.

As estratégias e políticas para desenvolver um trabalho de ajuda mútua entre Camaçari, Lauro de Freitas, Mata de São João, Conde, Entre Rios, Esplanada e Jandaíra foram debatidas durante o Seminário de Turismo Sustentável da Costa dos Coqueiros. O encontro, realizado na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, teve a participação de técnicos, lideranças comunitárias e representantes dos governos estadual e municipal.

De acordo com o secretário de turismo de Camaçari, José Cupertino, a diversidade de opções existentes nos destinos turísticos que integram a Costa dos Coqueiros deve ser reforçada e estimulada para a geração de riqueza para as comunidades locais.

O trabalho de requalificação da orla de Camaçari já tem gerado resultados positivos para os moradores. A política de valorização da mão-de-obra local garante 80% dos empregos gerados com os novos empreendimentos para a população.

A criação do Caminho dos Sete Paraísos e a participação em feiras nacionais reforça o turismo nacional, garantem mais renda para os moradores.

O programa de melhorias dos 42 quilômetros de orla de Camaçari, desenvolvido pela Secretaria de Turismo (Setur), inclui a revitalização do Emissário Submarino e da Aldeia Hippie, em Arembepe, projetos de capacitação de comerciantes locais, além de programa para desenvolvimento do turismo interno, como a revitalização da Prainha de Areias.

O 1º Seminário de Turismo Sustentável da Costa dos Coqueiros contou com as presenças do prefeito Luiz Caetano, do secretário de Turismo do Município, José Cupertino, dos secretários estadual de Turismo, Domingos Leonelli, Meio Ambiente, Juliano Matos, do coordenador da Bahiatursa, Paulo Mello, diretor de Turismo de Lauro de Freitas, Sidinaldo Barcelar, do presidente do Cluster de Turismo Costa dos Coqueiros, Márcio Tavares, e do diretor executivo, Armando Ollandezos.

Foto: Agnaldo Silva

O secretário José Cupertino explica o projeto 7 Paraísos -

Mais Notícias

Camaçari conta com atendimento exclusivo para microempresários

Camaçari conta com atendimento exclusivo para microempresários

Lançamento da Vila Sustentável é suspenso pela Sedur

Lançamento da Vila Sustentável é suspenso pela Sedur

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.