Uma manhã de confraternização, amor, cuidado e lazer foi realizada, através do programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nesta quinta-feira (13/12), no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O objetivo foi reunir as famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova Vitória para um momento de informação e integração.
A supervisora do Programa Primeira Infância no SUAS, Célia Peixoto, falou sobre a iniciativa. “Trabalhamos com fortalecimento de vínculos de forma individual com as famílias. Hoje as reunimos para falar um pouco sobre o programa e entregar livros que recebemos da Fundação Itaú Social”. Na oportunidade, foi falado um pouco também sobre o que é o CRAS e do programa Bolsa Família, além de realizar atividades lúdicas com as crianças.
“Este é um momento importante por causa da integração da família, da criança, com o grupo da primeira infância e a assistência social”, destacou a secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Ellery. Ela ainda anunciou que a Prefeitura da Camaçari estará ampliando o atendimento na sede e que, após a visita de representantes da UNESCO e do Ministério do Desenvolvimento Social, que colocaram Camaçari como cidade referência no Brasil com esse programa, o atendimento será ampliado para Costa.
O programa é realizado por três visitadoras sociais, que fazem o trabalho na casa das famílias, de no mínimo 1h, dando atenção a elas. Neste momento são ofertadas palavras, cidadania, construção pedagógica, ensinam a montar brinquedos e fortalecem vínculos, além de fazer os encaminhamentos, como para as secretarias de Saúde e de Educação.
Muito emocionada, a avó que cuida de cinco netos, Selma Silva Alves, 56 anos, falou sobre a felicidade em participar do programa. “Dou graças a Deus porque esse programa é muito bom e é muito bem vindo. Vejo a equipe brincando com eles, ensinando a fazer brinquedos com material reciclado. Eles ficam na expectativa”.
Outra beneficiada com a iniciativa é a família de Simone Macedo da Silva, 26 anos, que falou um pouco sobre o evento de integração. “Acho bom, principalmente, para as crianças se conhecerem. E é um momento que a mãe brinca com o filho, já que mesmo sendo pequena ela precisa desse momento”.
No total, foi doado pela Fundação Itaú Social 850 livros, que serão entregues a um total de 600 famílias. A primeira doação ocorreu na última segunda-feira (10/12), também em um evento realizado pelo CRAS.