Evento atrai diversos estudantes do município

ASCOM BOT
Publicado 15/12/2017 05:12:52

Com olhos atentos e expressão facial de quem pensa num futuro não tão distante, jovens do município visitaram stands de universidades públicas e privadas e assistiram palestras de profissionais conceituados durante a I Jornada Universitária de Camaçari, realizada nesta sexta-feira (15/12), na Cidade do Saber. A vontade de descobrir a melhor opção e os cursos disponíveis em cada estabelecimento de ensino, fez com que jovens e adultos fossem ver de perto o que cada uma tinha a oferecer.

Assim foi pra jovem Bruna Figueiredo da Silva, 16 anos, moradora de Barra do Pojuca, que já escolheu a graduação que quer cursar. “Quero fazer psicologia e achei esse o momento ideal para conhecer instituições que estão no município e que oferecem o curso”, falou. O estudante Lucas Marques, 14 anos, está no 9º ano e prestes a entrar no nível médio. “Ainda não decidi que área seguir, mas acho que assistir as palestras vai me ajudar na escolha e também a planejar melhor o meu futuro”, concluiu.

“Queremos fortalecer o ensino superior em Camaçari. Sabemos das dificuldades que as pessoas que moram aqui enfrentam para poder conciliar a rotina de trabalho com os estudos e por conta disso estamos empenhados em atrair cada vez mais instituições para o município e a incentivar a ampliação da oferta de cursos das que já estão instaladas na cidade, sejam elas públicas ou privadas”, explicou o prefeito Elinaldo Araújo, entusiasta do projeto.

No foyer no Teatro Cidade do Saber foram armados stands da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Faculdade Maurício de Nassau, Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Centro Universitário Internacional (Uninter), Universidade Salvador (Unifacs), Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que já atua no município com oferta de cursos técnicos, e em 2018 trará graduações nas áreas de comércio, educação, gestão, informática e meio ambiente, todos na modalidade de educação a distância (EAD).

A jornada tem uma programação rica em palestras, além de competição de robôs, sorteio de bolsas de estudos e matrículas em condições especiais. De acordo com a secretária da Educação, Neurilene Martins, “o evento cumpriu bem a sua proposta, que é mostrar aos estudantes as oportunidades disponíveis no município na área do ensino superior”, pontuou.

A primeira palestra da manhã foi conduzida pelo Professor Penildon Silva Filho, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, que explanou sobre o tema, Profissional do Futuro: Carreiras, Profissões e Oportunidades, e falou sobre a importância de termos nas universidades uma formação mais geral, não apenas técnica. “É preciso formar cidadãos capazes de compreender o mundo em que vive, a cultura em que se insere, de dialogar com diferentes segmentos sociais e de compreender as transformações sociais em que estão inseridos”, esclareceu.

O pró-reitor aproveitou o momento e relembrou que em 2018 a UFBA vai está em Camaçari, funcionando durante os dois primeiros anos de atividade na Cidade do Saber, com o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência e Tecnologia. A partir do terceiro ano o planejamento é já estar no campus definitivo, na área do antigo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), na BA-512, uma das vias de acesso à cidade. Após o BI, as pessoas poderão ingressar em uma das quatro engenharias que serão oferecidas, de computação, de controle e automação, de materiais e de energia.

Também foram palestrantes da manhã, Irley Guimarães, gerente de Manutenção, Utilidades e Engenharia da Kordsa Brasil S/A, que trouxe o tema, Talentos com Propósito – Transformando o Ambiente Empresarial, Profª. Karina Bemfica, diretora da Faculdade Maurício de Nassau que orientou como Planejar uma carreira de sucesso, e Evandro Mazo, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Bahia, que palestrou sobre, As profissões do futuro e o protagonismo jovem.

À tarde foi a vez de abordar outros temas relevantes como, Perspectivas do mercado de trabalho, conduzido pelo diretor de Negócios Kroton Educacional – UNOPAR -, Adriano Miranda, Empreendedorismo e inovação, a formação dos jovens, que tem como palestrante a professora Kátia Albuquerque, diretora do Campus XIX da UNEB, em  Camaçari. Empreendedorismo e empregabilidade foi tema da palestra final feita por Ricardo Neves, representante da Universidade Salvador (UNIFACS).

A realização da Jornada Universitária reflete o sentimento e o desejo do governo em tornar Camaçari um Polo Educacional. O evento é executado pelo governo por meio das secretarias do Governo (Segov) e da Educação (Seduc), e conta com o apoio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e das universidades públicas e privadas participantes. A iniciativa foi prestigiada pelo vice-prefeito, José Tude, além de secretários e vereadores do município. Estudantes das escolas Polivalente, Edivaldo Machado Boaventura e dos Centros Educacionais de Barra do Pojuca e Darcy Ribeiro também se fizeram presentes.

Slideshow | 3 fotos

Evento atrai diversos estudantes do município

Mais Notícias

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.