Evento aborda desafios da educação

Iwwa Agência
Publicado 27/01/2014 03:01:02

“Se estivermos juntos, o poder público, os profissionais da rede municipal de ensino, os pais e a sociedade não há dúvidas de que conseguiremos tornar a educação de Camaçari referência no Estado”. Com essa declaração, o prefeito Ademar Delgado deu boas vindas aos participantes da Jornada Pedagógica, iniciada na manhã desta segunda-feira (27/01), no Teatro Cidade do Saber.

O prefeito ainda lembrou a importância da Jornada Pedagógica para os profissionais da educação. “Este é um momento essencial para refletirmos de que forma podemos vencer os desafios e encontrar mecanismos de incentivo aos estudantes”, enfatizou.

As boas vindas ao ano letivo de 2014 também foram dadas pelo secretário da Educação, Luiz Valter de Lima. Na oportunidade, ele falou sobre a escolha do tema da jornada deste ano, Escola e Interculturalidade por uma educação Sóciointeracionista. “Nosso intuito aqui é discutir de que forma a Seduc pode atender as especificações de cada estudante no ambiente escolar, quais as necessidades e aspectos para o estimulo do ensino e da aprendizagem. Desta forma, conheceremos a fundo as necessidades para criarmos formas de atendê-las”, explicou. 

O secretário também citou alguns dos investimentos da Prefeitura para Educação em 2014, a exemplo da nova frota do Transporte Escolar, com 50 veículos, divididos em vans, micro-ônibus e ônibus, além da inauguração do Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Barra do Jacuípe, que terá unidade de suporte às crianças com deficiência e ensino bilíngue, e a ampliação das ofertas em vagas nas creches comunitárias, dentre outras ações.

Durante o evento, a presidente da Comissão de Educação, Patrícia Oliveira (PT), parabenizou a iniciativa da Prefeitura, ao lembrar os desafios a serem vencidos para ampliar ainda mais a qualidade da educação em Camaçari.

Também participaram da abertura da Jornada Pedagógica os secretários de Relações Institucionais, Anderson Santos, e do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, além do ouvidor Municipal, Temistocles Mattos, os vereadores Oziel Araujo (PT) e José Marcelino (PT), a deputada estadual Luiza Maia (PT), o vice-presidente do Conselho Municipal da Educação, Mário Santos, e a diretora do SISPEC (Sindicato dos Professores da rede Pública Municipal de Camaçari), Valdelaine de Jesus.

JORNADA

As aulas da rede municipal de ensino começam nesta quarta-feira (29/01) e para planejar as atividades do ano letivo os 1,6 mil profissionais da educação, dentre diretores, coordenadores e professores, participam da Jornada Pedagógica.

Os participantes da Jornada pedagógica ainda assistiram a peça Amor de Primavera, encenada pelos estudantes da Escola Especial de Camaçari e a palestra A escola e os desafios da contemporaneidade, ministrada pela educadora e professora universitária Viviane Mosé.

As atividades da jornada prosseguem à tarde, a partir das 13h, e contará com a palestra A Formação do professor na contemporaneidade, ministrada pelo professor de Ciência da Educação da Universidade de Lisboa, Antonio Novoa. À noite, a partir das 19h, a pedagoga e conferencista internacional, Maria Augusta Sanches Rossini, trata sobre o tema Educar para ser: a necessidade de ultrapassar o ensino acadêmico. Na terça-feira (28/01), a Jornada pedagógica prossegue nas escolas, ocasião em que diretores, coordenadores e professores discutem o planejamento do ano letivo.

PROFISSIONAIS

Os educadores que estiveram presentes no primeiro momento da jornada contaram que a expectativa para o ano letivo de 2014 é grande. “Esta atividade é um incentivo para que possamos planejar as aulas para atender as necessidades dos estudantes”, lembrou Elias Barbosa, professor de português e coordenador do programa Mais Educação, na Escola Municipal Professora Lidia Coelho Pinto.

Também participaram da jornada os educadores do programa Cidade do Saber nas Escolas, como o professor de Teatro, Katson Freitas, que dá aula uma vez por semana em escolas da rede municipal.

Há três anos como a diretora da Escola Municipal Neuza Menezes Barreto, Rita de Cássia Tavares contou que o tema da Jornada Pedagógica dará embasamento teórico para elaborar o planejamento das aulas. “Nossa intenção, assim como a do prefeito e da Seduc, é criar e propor projetos que estimulem o aprendizado e tornem Camaçari uma cidade referência em educação”, frisou. 

Slideshow | 9 fotos

Evento aborda desafios da educação

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.