Espaço melhora qualidade de vida das pessoas

ASCOM BOT
Publicado 28/08/2015 02:08:23

A dona de casa e moradora do bairro Ponto Certo, Iraci da Silva, de 63 anos, considera a Academia da Saúde a segunda casa e a equipe e colegas de atividades a segunda família. A relação é tão forte que ela realiza encontros na residência onde mora, para fortalecer o laço de amizade entre eles.

No próximo mês, a Academia da Saúde, que está localizada no bairro Ponto Certo, completa um ano de inauguração. As atividades contribuíram consideravelmente para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que moram nos bairros Gleba B, Ponto Certo, Novo Horizonte, Nova Vitória e Parque Florestal. “Antes, eu sentia muitas dores, era indisposta e a minha alimentação era desregulada. Desde que passei a frequentar a Academia, eu não consigo ficar em casa. Todo dia venho para cá. Sou só disposição“, ressaltou Iraci da Silva. 

As pessoas que participam das atividades da Academia da Saúde são encaminhadas por médicos das USFs (Unidades de Saúde da Família). No local, há atividades de segunda a sexta-feira, sempre pela manhã, que consistem em aulas de hata-ioga, alongamento, dança, aeróbica e fisioterapia.

Existem também diversos grupos para aprofundamento de discussão de assuntos como sexualidade, stress, mobilização, alimentação saudável, participação social e cidadania, além de oficinas de leitura, teatro e de implantação de horta medicinal e hortaliças, está última em parceria com a Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca).

Em parceria com a Cidade do Saber, os participantes da Academia da Saúde recebem ingressos para assistir espetáculos no Teatro Cidade do Saber, assim como participam dos eventos realizados pela Sesau (Secretaria da Saúde), como caminhadas e encontros.

A equipe da Academia da Saúde é formada por profissionais que atuam na USF do bairro Ponto Certo e no NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família). Compõem a equipe, educadores físicos, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social.

No dia 30 de setembro, durante o evento mensal realizado para celebrar os aniversários dos usuários da academia, começam as comemorações por um ano de inauguração do espaço. A festa oficial ocorre dia 14 de outubro, no Teatro Alberto Martins, com homenagens aos parceiros e apoiadores da Academia da Saúde.

De acordo com a coordenadora das atividades da Academia, Hosana Alves, os frequentadores do espaço passam por avaliações a cada quatro meses e aqueles que tiverem mais avanços ganham um brinde. Ela reafirma a proposta do espaço que é melhorar a vida física e social das pessoas, através de práticas integradas de saúde, cidadania, cultura da paz e sustentabilidade. 

Slideshow | 5 fotos

Espaço melhora qualidade de vida das pessoas

Mais Notícias

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.