Escuta especializada é tema de reunião em videoconferência

ASCOM
Publicado 01/05/2020 03:05:55

Em busca de garantir a proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência física e/ou psicológica, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), realizou na última semana uma reunião por videoconferência com os membros do Comitê de Articulação e Monitoramento da Escuta Especializada (AME), com a finalidade de traçar estratégias para o retorno gradativo do serviço de Escuta Especializada em um formato adaptado, na sede do município.

De acordo com a Serin, a atividade estava suspensa em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus que modificou a rotina de milhares de cidadãos no país e no mundo. Para que a reabertura seja feita com cautela, será necessário seguir todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para o uso de equipamentos de proteção individual (Epi’s), a exemplo de máscaras e luvas, além do álcool em gel, principal aliado de combate ao vírus, com o intuito poder preservar a vida e integridade do público acolhido, bem como do corpo técnico profissional que acompanha de perto cada caso.

Duarante a reunião foi dialogado ainda acerca da possibilidade da implementação de um espaço seguro e acolhedor de escuta para receber de maneira prudente as crianças e adolescentes residentes da Costa de Camaçari. Todas as assistências às vítimas são fiscalizadas pela Promotoria da Infância e Juventude, na perspectiva de resguardá-los de qualquer outro tipo de transtorno ou agressão.

O encontro virtual contou com a colaboração de representantes da organização não-governamental Plan International, entidade parceira do governo municipal e responsável por contribuir na estruturação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA), além dos servidores que fazem parte Grupo de Trabalho Coordenador (GTC); da Secretaria da Saúde (Sesau); conselheiros tutelares da sede e costa do município; da equipe técnica da Escuta Especializada e da delegada da Polícia Federal, Ajurimar Conceição.

Uma nova reunião online está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (5/5), que será mediada pela equipe do comitê da AME, na perspectiva de dar continuidade ao planejamento estratégico para que nenhum desses públicos fiquem desassistidos. Desta vez, o encontro contará com a participação dos representantes da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Juizado da Infância e Juventude; Vara da Infância e Juventude; Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) e Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Prefeito se reúne com donos de escolas particulares

Prefeito se reúne com donos de escolas particulares

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.