No dia 27, a Escola Municipal Clube de Mães apresenta, no programa E7 em Cena, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, materiais produzidos pelos alunos do projeto Catadores de Histórias Reciclando Também se Aprende.
Na quinta-feira (06/11), a escola abriu as portas para que convidados e comunidades pudessem prestigiar a Expo-Recicle, evento que apresenta trabalhos de reciclagem e meio ambiente e encerra o ciclo de atividades no ambiente escolar.
Nos dois turnos, atividades como peças teatrais, oficinas, apresentação de vídeos, fotoclipe e teatro de fantoches, e a banda Timbaleiros da Reciclagem, animaram pais, alunos e representantes de outras unidades de ensino.
A exposição é uma excelente oportunidade dos educandos socializarem os conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto, além de ser um momento oportuno para expor as produções.
O aluno da 4ª séríe Márcio Araújo, 13 anos, diz que aprendeu muito com o projeto Catadores de História. Gostei muito do que aprendi e muito mais por poder compartilhar com a família e mudar a minha realidade. É gratificante ver o brilho nos olhos dessas crianças e contribuir para que sejam seres humanos melhores, diz a diretora Maria José Magalhães Borges.
O PRÊMIO
Entre as seis finalistas do 9º Prêmio Pólo de Incentivo à Educação, a Escola Clube de Mães, concorre ao prêmio de R$ 10 mil em equipamentos. A unidade de ensino participa do concurso há cinco anos e é a primeira vez que está na final.
Todos os anos a escola escolhe um tema e desenvolve um projeto baseado em um dos sete eixos da educação. Para a Diretora do Centro Educacional, Maria José Magalhães Borges, O segredo para o sucesso do projeto é ter uma equipe de qualidade.
O prêmio, iniciativa das empresas do Pólo Industrial, serve como ferramenta de estimulo à educação e cidadania. Das 27 escolas inscritas, 17 são escolas de Camaçari e 10 de Dias D’Ávila.
O PROJETO
O projeto Catadores de Histórias – Reciclando Também se Aprende, foi criado com o objetivo de proporcionar aos alunos situações em que pudessem fazer o uso social da língua, explorando a leitura, oralidade e criatividade. Além de conscientizá-los sobre a necessidade de preservar o meio-ambiente.
Realizado desde abril, o projeto teve início com ciclo de palestras com catadores de materiais recicláveis, produção de biografias dos catadores pelos alunos, gincana ecológica e finalizada com a Expo-Recicle.

Alunos do Clube de Mães aprendem técnicas de reciclagem -