Escola melhora ensino em Coqueiro de Arembepe

ASCOM BOT
Publicado 20/06/2008 09:06:34

Biblioteca, sala de informática, parque, refeitório e horta escolar são alguns dos espaços instalados na Escola Coqueiro de Arembepe, que aguçam as noções de comportamento e higiene, assim como o aprimoram o desenvolvimento motor, lateralidade e hábito de leitura.

A nova escola, situada na zona rural de Capivara, foi entregue pela Prefeitura de Camaçari nesta sexta-feira (20/06), após passar por obras de reforma e ampliação.

O evento foi aberto com o hino nacional. Em seguida, houve apresentação de uma peça teatral feita pelos professores, a declamação de uma poesia por uma aluna da 4ª série, cantoria de uma paródia pelos alunos da 3ª e 4ª séries, e a leitura de uma carta de agradecimento dos alunos da educação de jovens e adultos.

Tiago das Virgens, 10, estudante da 4ª série aprovou a obra. “Achei ótimo. Agora podemos brincar e nos divertir lendo na biblioteca”. O colega de turma, Gilson Santana, 9, afirmou que se pudesse passaria o dia todo na escola. Estudante da 3ª série, Naira Santos Nunes, 10 anos, também achou maravilhosa a reforma, “porque agora a escola está mais bonita e vai poder ter mais aluno”. Ela aproveitou a inauguração para viajar na história do livro Dolores e suas dores.

Durante o pronunciamento, o prefeito Luiz Caetano lembrou que a escola pública é a segunda família do povo e que as escolas da sede, orla e zona rural são tratadas igualmente pela administração. “Ver por um lado a estrutura com horta, laboratório de informática com internet, refeitório, biblioteca e parque e, por outro lado, os professores capacitados, bem remunerados e com computadores entregues pela Prefeitura, é a realização de um sonho”.

Quem também se sentiu realizada foi a fundadora da escola, Havanira Rabelo da Silva. “Sinto-me como se estivesse no céu cheio de estrelas que brilham mais a cada dia”. A escola foi fundada em 1961 e funcionava em condições precárias nos fundos da casa de Havanira Silva. No início, eram atendidos 60 alunos de todas as faixas etárias. Foi por volta de 1972 que a Prefeitura assumiu a escola.

Também presente à inauguração, a presidente da Associação de Moradores Ralime Vinal dos Santos declarou estar bastante satisfeita em ver a nova escola, principalmente porque é uma instituição que agrega valores para os alunos, os pais e a comunidade em geral.

Participaram da inauguração os secretários do Turismo (Setur), José Cupertino, da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antonio Ferreira, da Habitação (Sehab), Waldy Freitas, o superintendente do Trânsito e Transporte, Francisco Franco, a diretora presidente da Limpec, Lezineide Andrade, a vereadora e presidente da Câmara, Luiza Maia (PT) e os vereadores Zé de Elísio (PT do B) e Cléber Alves (PT).

A ESCOLA
Com a intervenção, o espaço ganhou duas salas de aula, biblioteca, sala dos professores, parque infantil, guarita para vigilante, dois banheiros para educação infantil, quatro rampas de acesso, além de ter a cozinha ampliada, as salas principais revestidas com cerâmica para evitar que a escola suje rapidamente e a instalação de lixeiras ao longo dos espaços. Em 2005, a escola ganhou laboratório de informática e refeitório.

Um detalhe interessante é que a ampliação da escola cria as condições necessárias para que os sete eixos educacionais sejam aplicados. Atualmente, os alunos de Coqueiro de Arembepe contam com o ensino de robótica, informática, têm acesso à internet, trabalham o projeto horta nas escolas e, logo após o recesso junino, serão contemplados com as mesas educacionais, o mais recente instrumento de ensino inserido pela Prefeitura.

De acordo com a diretora da escola, Erenilda Cavalcante, a unidade conta com 180 alunos da educação infantil à 4ª série, distribuídos nos três turnos. Com a ampliação do espaço, a escola aumenta a capacidade de atendimento para 250 alunos. A unidade de ensino atende às localidades de Coqueiro de Arembepe, Estivas, Couro Dantas, Fazenda Repouso, Pau Brasil, Amesqueira e Açu da Capivara.

Foto: Nelinho Oliveira

Comunidade de Capivara ganha moderna escola -

Mais Notícias

Trecho da Avenida Jorge Amado está interditado após acidente

Trecho da Avenida Jorge Amado está interditado após acidente

Prefeito reúne equipe da Saúde e determina compra da vacina contra a Covid-19

Prefeito reúne equipe da Saúde e determina compra da vacina contra ...

Ouvidoria do município suspende atendimento presencial

Ouvidoria do município suspende atendimento presencial

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.