Escola comemora três anos de fundação

Iwwa Agência
Publicado 21/02/2014 05:02:20

A Escola Zumbi dos Palmares, primeira da Região Metropolitana municipalizada e construída em parceria com a Associação Beneficente Cultural e Religiosa do Terreiro de Lemba, comemorou três anos de fundação nesta sexta-feira (21/02).

Na oportunidade, o prefeito Ademar Delgado declarou estar feliz por participar da cerimônia de aniversário da escola e destacou que o momento é bastante importante para Camaçari, pois coloca o Município em posição de destaque na esfera estadual, por ser a segunda cidade da Bahia a ter unidade escolar construída em um terreiro de candomblé. “O carinho, a dedicação e a vontade de fazer a educação acontecer estão pautados no cuidado com as pessoas. O progresso e o planeta, conceitos que estão ligados a outro muito maior, o da igualdade entre as pessoas”, salientou.

O gestor municipal aproveitou a oportunidade para salientar que a Prefeitura iniciou o serviço de pavimentação em algumas ruas do bairro, inclusive as que estão no entorno da escola, visando o bem-estar da comunidade do Parque Real Serra Verde, onde está localizada a escola.

De acordo com o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a Escola Zumbi dos Palmares possui peculiaridades que a torna ainda mais especial, dentre elas, a de que todas as crianças que lá estudam só saem plenamente alfabetizadas, a convivência completa e harmônica com o meio ambiente e a sustentabilidade, além do exemplo de construção com a diversidade cultural e religiosa.

O Secretário informou que a Seduc vai disponibilizar os equipamentos para que as crianças possam jogar futebol e tênis de mesa e aprender a respeitar regras a partir do lúdico.

Professores, alunos, gestores, pais e responsáveis, além de diversas autoridades municipais celebraram em conjunto o aniversário da escola. Durante a festa, os alunos realizaram apresentações musicais e de dança. Os participantes ainda desfrutaram de guloseimas e iguarias da culinária baiana.

O diretor da escola, Tatá Ricardo Tavares, declarou que nestes três anos foram muitas lutas e conquistas, dentre elas a ampliação da escola que dobrou a quantidade de salas e a oferta de vagas à comunidade. A parceria firmada com a Cidade do Saber, que ministra aulas permanentes de música e dança para os alunos também foi destacada. “Isso é gratificante, pois educação é o melhor presente que se pode dar a uma criança. Nossa missão não é ensinar religião e sim educação, cidadania e inclusão social”, afirmou.

Para a dona de casa Sheila Nascimento, de 33 anos, evangélica e mãe de quatro filhos, com 9, 7, 6 e 4 anos, todos estudando na escola, a confiança passada pelos professores e gestores da unidade foi o que a levou a matriculá-los na unidade. “Aqui presencio todos os dias um exemplo de democracia, pois a escola abriga todos, independente de credo e da raça. A convivência com as diferenças é fundamental para a construção de uma sociedade pacífica e tolerante”, ressaltou.

A Escola Zumbi dos Palmares atende 108 crianças, com idades entre 3 e 9 anos, da  educação infantil ao 4º ano do ensino fundamental I, nos turnos matutino e vespertino. 

PRESENÇAS

Participaram da cerimônia o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, a subcontroladora do Município, Jailce Andrade, o coordenador do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Augusto de Paula, o ouvidor Municipal, Temistocles de Mattos, o chefe de gabinete da Seduc, Márcio Neves, a coordenadora de Ensino e Aprendizado da Seduc (Secretaria da Educação), Kadja Guimarães, a subsecretária da Sesau (Secretaria da Saúde), Leda Duarte, além de representantes da Sepromi (Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial), Ilma Lucia Santos e da Cidade do Saber, participaram da festa de comemoração.

Slideshow | 6 fotos

Escola comemora três anos de fundação

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.