Gestores e coordenadores das escolas da rede municipal e comunitárias que oferecem educação infantil participaram, na manhã desta quinta-feira (13/08), na Cidade do Saber, de um Diálogo Pedagógico.
A iniciativa consiste em um ciclo de reuniões com equipes gestoras e tem como objetivo discutir as ações realizadas nas escolas e a troca de experiências. O trabalho conta com o acompanhamento da equipe técnica da Seduc (Secretaria de Educação). Com a participação de 35 escolas, o terceiro ano do Diálogo Pedagógico avaliou as conquistas das escolas no âmbito do trabalho pedagógico e do avanço das crianças.
O secretário de Educação, Márcio Neves, pontuou que a ação aproxima ainda mais as escolas e a equipe da Seduc, o que reflete positivamente na qualidade do ensino. “A educação tem o poder de transformar e isso é feito, sobretudo, através do cuidado e carinho”, destacou o secretário.
Entre as constatações da avaliação apresentada no encontro está a de maior interação dos alunos com a natureza, inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, maior participação em eventos culturais, o despertar da autonomia e potencialização da prática literária. Foi destacada também a melhoria da qualidade da merenda escolar, com alimentos diversificados e nutritivos.
Os avanços foram testemunhados pela gestora da Escola Municipal Emaús, localizada no distrito Monte Gordo, Elisângela Rosa de Oliveira. “A organização dos ambientes da escola é feita em conjunto com as crianças. Há escuta dos alunos através de rodas de conversas e os educadores estão mais abertos para possibilitar às crianças a construção da autonomia”, relatou.