Encerradas as pré-conferências de saúde mental

Iwwa Agência
Publicado 30/03/2010 03:03:05

A última pré-conferência municipal para discussão, construção e implantação de novas políticas públicas de saúde mental foi realizada nesta terça-feira (30/03), no auditório da Cidade do Saber. Durante o mês de março, 12 pré-conferências foram realizadas para ampliação da temática, incluindo a preocupação com álcool e outras drogas.

Cerca de 200 pessoas entre gestores, trabalhadores de saúde, usuários e familiares participaram das pré-conferências, cujos focos foram: divulgar a conferência municipal a ser realizada nos dias 6 e 7 de abril, discutir os principais problemas de saúde mental na cidade e eleger os delegados para a conferência.

Os assuntos abordaram a loucura, diretrizes da reforma psiquiátrica, qualidade de prestação de serviço mental e uma maior interação entre o Município e a sociedade.

A partir dos objetivos pré-estabelecidos, foram elaboradas propostas para melhoria da qualidade dos serviços prestados, inclusive implantação de consultórios, leitos de observação, consultórios de rua, implantação da CAPSi, destinada a crianças e adolescentes com transtornos ou deficiências mentais, além de ações destinadas a usuários de álcool e demais drogas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades de Saúde Mental de Camaçari, Márcia Cosme, a pré-conferência trouxe resultados positivos e significativos, possibilitando a ampliação do debate e participação efetiva da comunidade. “A partir da discussão, as pessoas conseguiram entender melhor o que é doença mental e como lidar com pessoas em surto psicótico”.

Para Célia Baqueiro, responsável pela Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Camaçari, a conferencia é uma articulação com todos os setores da sociedade e demais secretarias e não se restringe apenas aos profissionais de saúde. “Não é apenas uma discussão limitada à área de saúde. Por essa razão, a conferência é intersetorial”.

Foto: Agnaldo Silva

Célia Baqueiro durante a pré-conferência de saúde mental -

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.