Doença é discutida em seminário

Iwwa Agência
Publicado 04/04/2014 12:04:39

Com o intuito de capacitar os profissionais para que possam orientar melhor as famílias sobre a mucopolissacaridose, enfermidade rara e desconhecida da maioria da população, a Prefeitura realiza esta sexta-feira (04/04) seminário sobre a doença.

Cerca de 300 profissionais de saúde, dentre médicos, dentistas enfermeiros, técnicos de enfermagens e agentes comunitários de saúde participam da capacitação realizada através da Sesau (Secretaria da Saúde), no auditório da Segov (Secretaria de Governo).

A mucopolissacaridose é uma doença genética que se apresenta pela falta ou diminuição de algumas substâncias encontradas no organismo, a exemplo das enzimas. A identificação da enfermidade é realizada por meio de exame de sangue.

Quanto mais cedo for o diagnóstico, menores são os danos ao paciente. A doença tem com sintomas a macrocefalia, hidrocefalia, deficiência mental, alterações da face, dentre outros.

O seminário é marcado pela palestra educativa sobre a doença, ministrada pela geneticista Helena Pimentel. Em seguida, o espaço é aberto para dúvidas e questionamentos.    

A Presidente da Associação Baiana de Mucopolissacaridose, Márcia de Oliveira, destacou a importância do seminário para a capacitação dos profissionais de saúde já que nem todos têm o conhecimento necessário sobre a doença, que deve ser tratada por uma equipe multiprofissinal.

O agente comunitário de Saúde de Monte Gordo, orla do Município, Julimar Alves, trabalha na área há mais de 15 anos e já conhece um pouco sobre a doença. “Convivi com a Mucopolissacaridose na minha família e sei da importância dessa palestra. O conhecimento é fundamental para a identificação precoce e para realizar o tratamento”, destacou.

Os participantes do seminário foram divididos nos turnos matutino e vespertino. A ação é realizada pelo Departamento de Atenção Básica com o apoio da Associação Baiana dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridose. 

 

Slideshow | 4 fotos

Doença é discutida em seminário

Mais Notícias

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto do Trabalhador

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto d...

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras ações

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras...

Sedap e UFRB debatem ajustes para celebração de cooperação técnica

Sedap e UFRB debatem ajustes para celebração de cooperação técnica

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.