Dia mundial chama atenção da população para doenças

ASCOM BOT
Publicado 28/02/2018 03:02:43

O Dia Mundial de Conscientização das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) é nesta quarta-feira (28/2). Camaçari, de acordo com os dados do sistema de informações em saúde, apresenta cerca de 65% de notificações desses agravos, quando comparados aos demais relacionados ao trabalho, o que confirma as estatísticas brasileiras e mundiais.

Nesta data, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), alerta a população sobre as doenças. Os sintomas surgem, inicialmente, como uma sensação de desconforto, acabam evoluindo para dores insuportáveis, inchaços, atrofias, perda de força muscular e da coordenação motora, altamente incapacitante, que até tarefas simples, como escovar os dentes ou pegar um copo, tornam-se difíceis de realizar.

Segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a alta incidência das doenças são por fatores como: a lógica de trabalho que desconsidera os limites físicos e psíquicos dos trabalhadores, o processo de precarização, a intensificação e o ritmo acelerado de trabalho, relacionados ao enxugamento do contingente de funcionários, que têm imposto dificuldades sucessivas à luta pela proteção da saúde.

Em Camaçari, os trabalhadores das áreas urbanas e rural tem um importante serviço de saúde direcionado, o Cerest. O centro pode ser procurado por demanda espontânea ou encaminhados pelos serviços de saúde do SUS ou particulares, por sindicatos de trabalhadores, pelo Ministério Público, pelo Instituo Nacional do Seguro Social (INSS), pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) e outros órgãos afins.

As ações visam a proteção e a promoção da saúde, o controle de riscos e a prevenção de agravos relacionados ao trabalho. As pessoas devem procurar o Cerest em casos de orientações sobre acidente de trabalho ou suspeita de doença ocupacional.

Com o surgimento de sintomas que indiquem uma possível LER/DORT, o trabalhador deve procurar um médico, para que realize o diagnóstico e o Cerest pode auxiliar realizando investigação para estabelecimento de nexo causal, ou seja, para verificar se o adoecimento tem ou não relação com o trabalho. O centro está localizado na rua Goiás, no Centro.

Foto: Divulgação

Os sintomas surgem, inicialmente, como uma sensação de desconforto -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.