AREMBEPE
Equipamento potencializa o turismo no Município
Publicada em 19/08/2011 às 10:08

Foto: Nelinho Oliveira

Posto leva o nome de um pescador de Arembepe

Camaçari agora possui um Posto de Informações Turísticas. Localizado em Arembepe, na orla do Município, o novo equipamento público faz parte do projeto de revitalização urbanística da localidade. Inaugurado nesta quinta-feira (18/08), o local leva o nome de um dos melhores pescadores de Arembepe, Nidinho.

Idealizado pela Setur (Secretaria do Desenvolvimento do Turismo), o Posto de Informações Turísticas concentrará informações sobre hospedagem, gastronomia, eventos, postos de saúde e de abastecimento, telefones úteis, delegacias, socorro mecânico e agências bancárias espalhados nos 42 quilômetros da orla de Camaçari e na rodovia BA-099/Linha Verde.

Durante a inauguração, o prefeito Luiz Caetano declarou que a escolha do local para instalação do Posto não foi por acaso. “Arembepe é o coração da orla do Município, que tem a maior extensão de praia do país. Portanto, merece um equipamento como esse”, disse.

O gestor aproveitou a ocasião e informou que vai erguer no local um monumento que simboliza o lema Paz e Amor, uma alusão ao movimento hippie vivido na localidade na década de 70 e que revelou Arembepe para o mundo.

Para o secretário da Administração, Ademar Delgado, o Posto vai acrescentar um valor agregado muito grande à orla de Camaçari, “além de ser um diferencial turístico no Município”.

Na oportunidade, o secretário da Setur, Waldy Freitas, lançou oficialmente o site da secretaria, que terá a mesma funcionalidade do Posto de Informações Turísticas. Para ter acesso, basta entrar no portal da Prefeitura de Camaçari, no endereço eletrônico www.camacari.ba.gov.br, e clicar no link Turismo. “Ações como esta tem a finalidade de inserir ainda mais o Município na rota do turismo nacional”, ressaltou.

O novo espaço contará ainda com estandes das secretarias municipais da Fazenda e da Cidadania e Inclusão. O primeiro fornecerá informações da área tributária do Município, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviço), dentre outros, enquanto que o segundo irá expor, de forma permanente, produtos de artesãos de Camaçari.

No local, além das peças artesanais ficará à disposição dos visitantes um catálogo com cada um dos produtos produzidos e os contatos dos artesãos.

Segundo o secretário da Secin, Carlos Silveira, a exposição de artesanato no local vai promover ainda mais a economia solidária no Município, além de consolidar a idéia do turismo com sustentabilidade.

De acordo com Alice Maria da Silva, 65 anos, artesã que trabalha com fibra de coco há 22, esta é mais uma maneira que a administração municipal buscou para dar mais visibilidade aos trabalhos dos artesãos do Município.

Para a representante da Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia S/A), Tatiana Harfush, o Posto de Informações Turísticas de Arembepe é mais um equipamento de fomento ao turismo no Estado.

Localizado na praça Antônio Santa Rita, entrada principal de Arembepe, o Posto de Informações Turísticas Nidinho funcionará, inicialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. No entanto, a proposta da Setur é de que no verão o espaço funcione também nos finais de semana e feriados, até às 17h.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração os secretários municipais do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino e das Relações Institucionais, Ademar Lopes, mais os vereadores João Araújo (PT), Margarida Galvão (PT), o coordenador administrativo da área de Arembepe, Fábio Lima, a coordenadora das Ações de Ensino da Orla, Kadja Grimaldi, o comandante da 59ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) de Arembepe, tenente-coronel Antônio Fernando Leal, comunidade local e empresários.

Abaixo, relação dos artesãos e artistas plásticos que inicialmente terão trabalhos expostos no Posto de Informações Turísticas.

 

Centro de Comercialização de Produtos de Economia Solidaria / Sede – PAT
 
Alice Maria Barbosa Silva
Rejane Pereira dos Santos Oliveira
Míriam dos Santos Silva
Vera Lúcia Araújo de Menezes
Eulália Valadares
Marli dos Santos Aragão
Alexsandra Ferreira da Silva
Edson Fernandes de Almeida
Rosimeire Monteiro de Oliveira
Maria José Ferreira da Silva
Aurinete da Silva Meireles
Andréia de Souza
Zulmira Cerqueira Pereira
Marinalva Lisboa

 

Centro de Comercialização de Produtos de Economia Solidaria / Arembepe

Mirian dos Santos
Quina de Jesus
Fátima Maria de Souza
Marli dos Santos Aragão 
Radma Neves
Ezenilda de Souza
Cristiane Oliveira
Maria José Batista
Idaci Santos Neves
Maria Conceição
Vera Lícia da Silva
Rita Souza
Renata Carneiro Franca
Milza Santos
Enéas Souza

 

Artista plástico de Arembepe
 
Norma Badaró
Valdira  Paim
Arnor Oliveira
Inês Morbeck de Oliveira

José Virgílio Melo Borges

Autor: Elizete Reis
Imprimir Enviar notícia


23/04/2014 - 15:04:39
Passeios passam por melhorias
23/04/2014 - 15:04:58
Obras de pavimentação avançam
23/04/2014 - 15:04:47
Palestra é transferida para o dia 09
23/04/2014 - 15:04:12
Profissionais participam de capacitação
23/04/2014 - 15:04:30
Camaçari sedia encontro regional
23/04/2014 - 14:04:10
Projeto promove palestra
23/04/2014 - 14:04:29
Cidade do Saber realiza oficinas
23/04/2014 - 12:04:16
Programa beneficia 50 mulheres
23/04/2014 - 12:04:05
Centro abre inscrição para curso
23/04/2014 - 12:04:21
Formação reúne coordenadores pedagógicos
Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000 / Camaçari - Bahia - Brasil Tel. +55 71 3621 6666
© 2010 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO