ENERGIA EÓLICA
Torrebras consolida cadeia produtiva
Publicada em 08/05/2013 às 16:05

Foto: Agnaldo Silva

Prefeito e governador inauguram fábrica Torrebras

A chegada da Torrebras, primeira fábrica de torres para a produção de energia eólica, no Polo Industrial de Camaçari, consolida a cadeia produtiva do setor no Município e potencializa ainda mais o desenvolvimento local, através da geração de emprego e renda.

O descerramento da placa de inauguração, realizado na manhã desta quarta-feira (08/05) pelo prefeito Ademar Delgado, pelo governador Jaques Wagner e pelos dirigentes da empresa, marcou o início oficial das atividades de produção industrial na Bahia. 

Na ocasião, o gestor municipal declarou que está muito feliz em prosseguir com o trabalho iniciado no governo anterior e em contribuir com a atração de novos empreendimentos para o Município. “Camaçari dispõe da infraestrutura necessária para a instalação de um parque de energia eólica, agora estamos investindo, cada vez mais, na qualificação profissional para consagrar o Município como uma terra das oportunidades para as pessoas que vivem aqui”, destacou.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Jaques Wagner ressaltou que a chegada de mais uma empresa do setor contribui para que o mercado de produção de energia eólica se expanda em todo o Estado.

“Camaçari é o maior polo integrado industrial do Brasil. Estamos em negociação com duas empresas fabricantes de pás e, se for concretizado, o Município vai fechar a cadeia produtiva de energia eólica”, informou. 

O secretário do Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Djalma Machado, também prestigiou a inauguração da Torrebras e declarou que a chegada da fábrica é muito importante para a economia local, uma vez que vai gerar mais empregos e tributos para o Município. 

Segundo o diretor geral da Torrebras, Álvaro Carrascosa, a produção da empresa de 2013 já está vendida, fato que impulsiona o plano de ampliação da fábrica para atender a demanda da Bahia e de outras regiões. Ele ainda informou que Camaçari foi escolhida para sediar as instalações da empresa em função de dois motivos, possuir um ambiente industrial favorável para contratação de mão de obra local qualificada e o incentivo do governo.

Na primeira etapa, a Torrebras vai gerar 250 empregos diretos na linha de produção e com a ampliação da fábrica, prevista para acontecer no segundo semestre de 2014, a estimativa é de o número chegue ao total de 500 empregos diretos.

Antes da cerimônia de inauguração, o prefeito Ademar Delgado, o governador Jaques Wagner, os dirigentes da Torrebras e autoridades políticas visitaram as instalações e a área de produção da fábrica, que iniciou as atividades no mês de março, em fase de testes. Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional do grupo e as novas instalações foram abençoadas por um padre. Após o descerramento da placa foi oferecido um coquetel de confraternização.  

A solenidade de inauguração da Torrebras foi acompanhada pela vice-prefeita de Camaçari Maria do Carmo Siqueira, pelos secretários municipais do Governo, Sergio Paiva, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, do Desenvolvimento Social, José Hélio Santos e de Relações Institucionais, Anderson Santos.

Também compareceram ao evento o dono do Grupo GDA, proprietário da Torrebras, Daniel Alonso, o presidente da fábrica Windar, Don Orlando Alonso, responsável pela produção de torres eólicas na Europa, além de dirigentes, clientes e fornecedores da fábrica, vereadores do Município, empresários locais e os representantes da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojista) de Camaçari, Luciano Sacramento e Pedro Failla, respectivamente.

Marcaram presenças também o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, e o chefe de gabinete da SICM (Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia), Luiz Gonzaga de Souza que, na ocasião, representou o secretário da pasta, James Correia.    

TORREBRAS

Construída em uma área de 120 mil metros quadrados, a nova planta industrial representa um investimento de cerca de R$ 30 milhões e terá capacidade anual de produção de mais de 200 torres.

Na fábrica, localizada na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel, serão produzidas torres para produção de energia eólica. Cada torre eólica possui de 80 a 100 metros de altura, de acordo com o pedido do cliente, e pesa em média 20 toneladas. O equipamento é produzido em partes, chamadas de tramos, que são transportadas e montadas no local.

Além da Torrebras, integram o polo eólico do Município a Alstom e a Gamesa, empresas que fabricam aerogeradores e naceles de aerogeradores, respectivamente. Com a chegada de empresas responsáveis pela produção das pás, será fechada a cadeia produtiva no Município.   

Autor: Camila Danon
Imprimir Enviar notícia


17/04/2014 - 11:04:41
Benefício é distribuído na orla
16/04/2014 - 15:04:57
Plano de saneamento básico é discutido
16/04/2014 - 15:04:49
Inscrição para tutor vai até dia 22
16/04/2014 - 14:04:53
Feira do Peixe segue até dia 23
16/04/2014 - 14:04:08
Semana de combate é tema de reunião
16/04/2014 - 13:04:38
Prefeito tranquiliza população
16/04/2014 - 12:04:19
Benefício é entregue na sede
16/04/2014 - 12:04:38
Palestra debate questão fundiária
16/04/2014 - 11:04:03
Projeto inscreve até 30 de abril
16/04/2014 - 10:04:45
Governo traça estratégias
Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000 / Camaçari - Bahia - Brasil Tel. +55 71 3621 6666
© 2010 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO