Desfiles despertam sentimento cívico nos alunos

Iwwa Agência
Publicado 02/09/2008 12:09:31

Os desfiles cívicos são tradição em Camaçari, reforçando a cidadania e a cultura local. O sentimento de patriotismo se reflete no 7 de setembro, na Gleba E e em Parafuso, no 21 de setembro, em comemoração ao Dia de Abrantes, em Vila de Abrantes, e no 28 de setembro, data do aniversário do Município.

O significado dos 186 anos da Independência do Brasil, a serem completados este ano, é trabalhado pelos professores em sala de aula, através do amor ao lugar onde moram, as belezas naturais, a reflexão e valorização cultural da história do Município, com temas que variam da educação ambiental à inclusão social.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Educação (Seduc), Devson Luz, não se pode trabalhar sentimento cívico nacional sem refletir e valorizar a história do Município.

Segundo ele, o 7 de setembro em Camaçari não é apenas um dia de festa, mas acima de tudo de consciência cidadã, percebido através da participação dos estudantes e da sociedade. “O fato histórico é importante, mas o sentido maior é a reflexão que a data traz, através da compreensão das lutas e conquistas dos cidadãos”.

A Independência do Brasil é trabalhada na disciplina de História em todos os 90 estabelecimentos de ensino do Município. A festa pelo 7 de Setembro começa com desfile às 9h, na Gleba E. Na programação, hasteamento da bandeira, apresentação da Filarmônica, Tiro de Guerra, bandas, fanfarras locais e oito escolas municipais.

Ás 15h, acontece em Parafuso outro desfile, com a participação de quatro escolas da rede pública e manifestações culturais do local, homenageando os 250 anos de Camaçari.

Foto: Agnaldo Silva

Pais e alunos ajudam nas fantasias do 7 de setembro -

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.