Desfile em Monte Gordo abre comemorações

ASCOM BOT
Publicado 20/09/2015 03:09:53

O desfile cívico no distrito de Monte Gordo, na manhã deste domingo (20/09), abriu, pelo segundo ano consecutivo, as comemorações do aniversário de Camaçari. O evento teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari e com a execução do Hino Nacional. No dia 28 de setembro, o Município completa 257 anos, com o tema Camaçari: Encontro de Culturas Brasileiras.

Contente com a festa, o prefeito Ademar Delgado falou sobre a realização do evento em Monte Gordo. “A Prefeitura atendeu reivindicação dos moradores no ano passado e por isso decidimos descentralizar as comemorações, que antes só aconteciam na sede e no distrito de Vila de Abrantes”. O gestor municipal também destacou que esta é uma oportunidade de os alunos das escolas do distrito participarem da festa.

De acordo com o secretário de Educação, Márcio Neves, o segundo ano do desfile em Monte Gordo contou com mais conforto e comodidade à comunidade. A organização do evento armou uma arquibancada com capacidade para 500 pessoas, além de decorar o trajeto. “Aperfeiçoamos nossa estrutura para proteger a população do sol ou da chuva, como fizemos em Parafuso”, destacou o titular da Seduc (Secretaria da Educação), ao lembrar que a localidade também foi contemplada com arquibancada do mesmo tamanho.

Pela primeira vez no desfile, a pedagoga, artista plástica e agricultora familiar Maria José Bastos considera importante a participação das escolas no evento. Ela gostou do tema deste ano, por mostrar diferentes culturas. “É uma demonstração de que podemos conviver com as diferenças culturais”, afirmou a moradora de Barra do Pojuca, que estava acompanhada do filho Filipe José Bastos, de 12 anos, e do irmão dele, Jeanderson Barbosa, de 10 anos. Ela dá aulas de Artes na Escola Municipal Santa Luzia.

Aluno do 5° ano do Centro Educacional Barra do Pojuca, Filipe Bastos, estava animado para ver os colegas desfilarem. “Este ano não pude participar, mas ano que vem eu desfilo”, garantiu o garoto.

Com pouco mais de um quilômetro de percurso, o desfile em Monte Gordo contou com a participação de cerca de 1 mil estudantes de sete escolas, que realizaram apresentações com base no tema deste ano. Participaram do evento as escolas municipais Professora Marcelina Bispo da Silva, José Marques Teixeira, Barra de Jacuípe, Américo Ferreira dos Santos, Centro Educacional Barra do Pojuca e Centro Educacional Amélia Rodrigues, além do Colégio Estadual de Monte Gordo. A Bamaja (Banda Marcial Joana Angélica), Fanesc (Fanfarra Estudantil de Camaçari), Levada do Tomaz Camilo, Fanesp (Fanfarra Estudantil de Parafuso), Fanpop (Fanfarra Popular de Parafuso, Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e Fampa (Fanfarra Municipal Popular de Abrantes).

Presenças

Prestigiaram o desfile cívico em Monte Gordo os secretários municipais das Relações Institucionais, Demétrius Moura, da Saúde, Washington Couto, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, da Mulher, Miriam Bitencourt, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Social, Mozart Vivas, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Habitação, João Bosco Quirelli, e do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira.

Marcaram presenças também o ouvidor do Município, Temístocles Mattos, o diretor-presidente da LIMPEC (Limpeza Pública de Camaçari), Luiz Macedo, o superintendente do Trânsito e Transportes, José Humberto Leite, o diretor-superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Renato Reis Brito, os coordenadores de Eventos, Fabio Mattos, e da Defesa Civil, Mauricio Bonfim, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador José Marcelino Filho (PT), e os vereadores Elias Natan (PV), Wilton de Ferrinho (SDD) e Jackson Josué (SD).

Slideshow | 11 fotos

Desfile em Monte Gordo abre comemorações

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.