A Defesa Civil inicia nesta terça-feira (22/07), a limpeza do vegetal cipó-chumbo das árvores encontradas nas áreas de manguezal, vegetação atlântica e nativa da localidade de Capivara.
A ação, planejada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Superintendência de Biodiversidade e Florestas e Diretorias de Unidades de Conservação, visa conservar as áreas de proteção ambiental da região.
A operação está sendo realizada por 50 pessoas e conta com o apoio da Defesa Civil com o órgão estadual de zoneamento botânico, Área de Proteção Ambiental (APA), Exército, Secretaria de Planejamento de Camaçari (Seplan), Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a Instituição Planeta Água.
O cipó-chumbo é um vegetal parasita que não possui folhas nem clorofila e, por isso, não faz fotossíntese. A planta, muito comum em pomares, apresenta estruturas que penetram na vegetação hospedeira, de onde retira os nutrientes que necessita, podendo causar a morte da árvore.
O cipó-chumbo pode provocar danos às áreas de proteção como manguezal, vegetação atlântica ou nativa, comprometendo toda a vida marinha da região. A Defesa Civil realiza essa operação com freqüência, para preservar o ecossistema de Camaçari que apresenta grande biodiversidade e representa uma importante fonte de renda para o Município.