Defesa Civil inicia a Operação Chuva

ASCOM
Publicado 03/03/2021 11:03:40

Com o início do período chuvoso no mês de março, a Prefeitura de Camaçari, através da Defesa Civil dá início a Operação Chuva. Como estratégias para melhor atender as necessidades da população nesse período, estão o aumento do número de agentes por plantão, o levantamento dos materiais necessários para o operacional, e as vistorias dos lugares mapeados pelo órgão. Além de adotar estratégias de comunicação voltadas para o alerta de chuvas.

As primeiras visitas foram realizadas nesta quarta-feira (3/3) no bairro Jardim Brasília, que é um dos pontos que tem mais alagamento no município, na Gleba E, no Parque Verde I e no morro do São Vicente para verificar a possibilidade de deslizamento.

Após as vistorias, são emitidos relatórios para que a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) realize serviços, se for necessário, como limpeza de rios, córregos e bocas lobo para permitir o escoamento da água. Na Operação Chuva, em caso de grande necessidade, são acionadas as secretarias dos Serviços Públicos (Sesp) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), além de outras pastas.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, afirmou que o órgão está preparado, já tem o mapa de risco e está iniciando as vistorias. “Operamos ainda com a cobertura de morros em risco de deslizamento com lonas plásticas, como é o morro da Piaçaveira. Colocamos também lonas em casas de pessoas de baixa renda, que precisam de cobertura para evitar vazamento”. Ele destaca ainda, o trabalho de prevenção, realizado durante todo o ano, que além da limpeza, a Seinfra realiza obras de drenagem em locais de alagamentos identificados nas últimas chuvas.

O órgão ainda conta com a parceria da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Cetrel, que tem pluviômetro, estações meteorológicas e dá condições de avisar à população, principalmente aos pescadores, sobre situações de mar revolto, por exemplo.

Para acionar a Defesa Civil e solicitar os serviços, a população pode ligar para o contato principal do órgão, que é 199, com custo gratuito e atendimento 24h. O cidadão conta também com o número fixo (71) 3622-7755 e o celular (71) 99981-3641.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.