Defesa Civil fiscaliza praias de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 18/07/2008 01:07:08

Com 42 quilômetros de litoral – é o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Salvador – Camaçari disponibiliza, a cada dia do final de semana ou feriado, um total de 36 profissionais para o trabalho de salva-vida nas praias do Município. Isso durante o inverno, porque na alta estação, no verão, o contingente é reforçado – chega ao dobro -, por causa do aumento no fluxo de banhistas e principalmente de turistas.

O serviço de salva-vida é oferecido nas praias mais procuradas. São três postos em Jauá, nas praias do Grilo, Papagaio e Sororoca, quatro em Arembepe, no Projeto Tamar, Piruí, Igrejinha e Banheiro, dois em Jacuípe, em Igreja e Barra, três em Guarajuba, em Genipabu, Laguna e Praianha, três em Itacimirim, em Hotel Velho, Espera e Fronteira, um na praia de Busca Vida e um no Emissário.

Em cada posto trabalham entre dois a três profissionais, que informam sobre a segurança nas praias, horários de baixa e alta da maré. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Silvestre de Almeida Oliveira, todas as praias são monitoradas e estão sinalizadas com placas informando sobre os perigos para o banho.

Os salva-vidas trabalham com equipamentos que vão desde bóias e pranchões de resgate, nadadeiras, óculos, binóculos e, em Jacuípe, com um bote a motor.

A Defesa Civil também possui uma equipe de cinco pessoas que circula em viatura padronizada, por toda orla, para fiscalizar o trabalho do Salvamar. No final do dia são feitos boletins, com informações que vão desde a chegada nos postos até o término das atividades.

Segundo Silvestre de Almeida, o salva-vida passa por treinamento e capacitação continuada e teste de aptidão física no mar, condicionamento e resistência física para nado, conhecimento de tábua de maré e atendimento pré-hospitalar, além de teste de flutuabilidade para proporcionar um bom atendimento aos banhistas e turistas.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Estrutura garante trabalho mais eficaz para os salva-vidas -

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.