Defesa Civil e Setur mantém ações de limpeza e monitoramento de praias

ASCOM
Publicado 20/10/2019 10:10:52

A Prefeitura de Camaçari continua em alerta e trabalhando para manter a limpeza das praias. Neste sábado (19/10), a gestão municipal, através da Secretaria de Turismo (Setur), participou da reunião do Comando Unificado de Incidentes, que se reuniu na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para deliberar ações estratégicas de mapeamento, monitoramente e limpeza das praias e estuários atingidos pelas manchas de óleo na Bahia. Nas praias, equipes da Defesa Civil, Bombeiros, Petrobras e voluntários deram continuidade ao serviço de limpeza.

Na pauta do Comando Unificado, foi abordada a entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos seis municípios que integram o decreto de situação de emergência publicado pelo Governo da Bahia no dia 14 de outubro. São eles Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas. Os kits são formados por diversos tipos de luvas, pás, ancinhos, botas de PVC, roupas (calça e camisa), protetor solar, sacos plásticos e máscaras.

O grupo está realizando reuniões diárias, com deliberações sobre equipes de trabalho, atualização do mapa das praias atingidas pela mancha e estudo para identificação da movimentação dos resíduos no litoral baiano. “Estamos conseguindo manter uma frente de trabalho permanente em Camaçari e garantir a limpeza das praias atingidas. Nossa participação no Comando Unificado garante informações e ações para resposta rápida caso aconteça o recebimento de uma quantidade maior de óleo”, explica o secretário de Turismo, Gilvan Souza.

Durante a manhã, também foram realizadas operações de limpeza em Jauá e Guarajuba. A Defesa Civil de Camaçari com sua equipe de operação, representada pelo coordenador Ivanaldo Soares, realizou uma ação conjunta com o Grupo de Trilheiro de Off-Road de Camaçari, na praia de Jauá. O grupo promoveu uma operação de retirada das mancha de óleo da praia do Japonês, próximo a Barraca da Oca.

Durante a tarde, o secretário de Turismo, Gilvan Souza, acompanhou uma ação de limpeza em Guarajuba, com a participação do Corpo de Bombeiros e agentes da Petrobras. Além da operação, o titular da pasta de Turismo conversou com donos de barracas e comerciantes sobre a importância do monitoramento e auxílio do trade turístico para manter a limpeza das praias.

Slideshow | 11 fotos

Defesa Civil e Setur mantém ações de limpeza e monitoramento de praias

Mais Notícias

Camaçari registra 387 casos confirmados e um óbito por Covid-19

Camaçari registra 387 casos confirmados e um óbito por Covid-19

Serviços da Sefaz estão disponíveis via web e por teleatendimento

Serviços da Sefaz estão disponíveis via web e por teleatendimento

Governo destina veículos para os Conselhos Tutelares de Camaçari

Governo destina veículos para os Conselhos Tutelares de Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.