Defesa Civil e Setur mantém ações de limpeza e monitoramento de praias

ASCOM
ASCOM
Publicado 20/10/2019 10:10:52

A Prefeitura de Camaçari continua em alerta e trabalhando para manter a limpeza das praias. Neste sábado (19/10), a gestão municipal, através da Secretaria de Turismo (Setur), participou da reunião do Comando Unificado de Incidentes, que se reuniu na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para deliberar ações estratégicas de mapeamento, monitoramente e limpeza das praias e estuários atingidos pelas manchas de óleo na Bahia. Nas praias, equipes da Defesa Civil, Bombeiros, Petrobras e voluntários deram continuidade ao serviço de limpeza.

Na pauta do Comando Unificado, foi abordada a entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos seis municípios que integram o decreto de situação de emergência publicado pelo Governo da Bahia no dia 14 de outubro. São eles Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas. Os kits são formados por diversos tipos de luvas, pás, ancinhos, botas de PVC, roupas (calça e camisa), protetor solar, sacos plásticos e máscaras.

O grupo está realizando reuniões diárias, com deliberações sobre equipes de trabalho, atualização do mapa das praias atingidas pela mancha e estudo para identificação da movimentação dos resíduos no litoral baiano. “Estamos conseguindo manter uma frente de trabalho permanente em Camaçari e garantir a limpeza das praias atingidas. Nossa participação no Comando Unificado garante informações e ações para resposta rápida caso aconteça o recebimento de uma quantidade maior de óleo”, explica o secretário de Turismo, Gilvan Souza.

Durante a manhã, também foram realizadas operações de limpeza em Jauá e Guarajuba. A Defesa Civil de Camaçari com sua equipe de operação, representada pelo coordenador Ivanaldo Soares, realizou uma ação conjunta com o Grupo de Trilheiro de Off-Road de Camaçari, na praia de Jauá. O grupo promoveu uma operação de retirada das mancha de óleo da praia do Japonês, próximo a Barraca da Oca.

Durante a tarde, o secretário de Turismo, Gilvan Souza, acompanhou uma ação de limpeza em Guarajuba, com a participação do Corpo de Bombeiros e agentes da Petrobras. Além da operação, o titular da pasta de Turismo conversou com donos de barracas e comerciantes sobre a importância do monitoramento e auxílio do trade turístico para manter a limpeza das praias.

Slideshow | 11 fotos

Defesa Civil e Setur mantém ações de limpeza e monitoramento de praias

Mais Notícias

Prefeitura dá início à Operação

Prefeitura dá início à Operação "Ordo et Pax"

II Fórum de Turismo de Camaçari reúne grandes nomes do trade turístico nesta quinta (21)

II Fórum de Turismo de Camaçari reúne grandes nomes do trade turíst...

Novembro da Diversidade começa nesta terça (19)

Novembro da Diversidade começa nesta terça (19)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.