Defesa Civil do Município é elogiada

Iwwa Agência
Publicado 06/03/2014 05:03:09

“Camaçari é uma cidade exemplo em gestão de Defesa Civil”. A afirmação foi feita pela representante da Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rute Carvalhal, uma das palestrantes da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Território Metropolitano de Salvador, realizada na manhã desta quinta-feira (06/03), em Camaçari.

Na palestra de Rute Carvalhal, que é engenheira civil e de segurança, foi abordado o tema Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes. “Os projetos de cidades resilientes representam uma tendência mundial proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), que visam estimular o desenvolvimento sustentável e municípios planejados que suportem o desastre com redução de perdas bruscas e danos à população”.  

Os participantes aprofundaram o conhecimento também sobre Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil, através da palestra ministrada pelo coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Luz. Ele abordou assuntos como a importância de utilizar dados científicos e falou de ações realizadas para nortear as políticas públicas de municípios, estados e união, principalmente nas ações de precaução e riscos de desastres.

Outro tema abordado na conferência foi a Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. A palestra foi ministrada por Luiz Carlos Caetano, ex-prefeito de Camaçari. Ele falou sobre como os municípios, estados e união podem estruturar um órgão da Defesa Civil citando ações de planejamento, equipe, recursos e estrutura.

O evento também tratou do tema Gestão integrada de riscos e resposta a desastres. Na oportunidade, Ademar Lopes, que foi coordenador da Defesa Civil de Camaçari durante quatro anos, ministrou a palestra e falou da importância da Intersetorialidade na gestão da Defesa Civil.

As palestras com os quatro eixos temáticos estavam relacionados ao tema central da Conferência que é Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional. No período da tarde, os participantes formaram Grupos de Trabalho para aprofundar as discussões e criar as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, prevista para ocorrer na próxima semana, em Salvador. 

Slideshow | 4 fotos

Defesa Civil do Município é elogiada

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.