Defesa Civil conhece instalações do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/04/2019 02:04:05

Em busca de novos conhecimentos no trabalho de salvamento aquático e nas ações da Defesa Civil, o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares, realiza visita técnica no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina.

Durante o encontro, que acontece entre os dias 10 e 12 de abril, a equipe de Camaçari foi recepcionada por agentes da corporação e na oportunidade conheceram o trabalho estratégico dos Guarda-Vidas do Estado, no entorno da cidade de Florianópolis, como: Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí. Na ocasião, prevaleceu a troca de conhecimentos quanto à gestão e gerenciamento de ações operacionais e práticas.

A equipe ainda visitou o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Capital, na Avenida Ivo Silveira. O empreendimento faz parte do novo sistema de proteção e Defesa Civil que está implantado em Santa Catarina e conta com Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, além dos Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

De acordo com Ivanaldo, a experiência adquirida será bastante positiva e proveitosa para o município. “Tivemos acesso a equipamentos públicos com técnicas avançadas em Salvamento Aquático que serve de modelo para todo o Brasil e a gestão do prefeito Elinaldo Araujo vai ganhar muito com os projetos que estamos levando para tentarmos aplicar e adaptar a nossa realidade, a fim de melhorar a prestação de serviço aos munícipes e turistas. Estamos muito felizes com a recepção e com o aprendizado que obtivemos e, com certeza, a Defesa Civil de Camaçari terá muito aprendizado, mais humanidade, mais objetividade nas operações e mais valorização”, afirmou.

Em tempo, o coordenador acrescentou que o órgão “será melhor, mais atuante e com mais visão técnica, buscando ser a referência na Bahia” e agradeceu o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio do gestor municipal, Elinaldo Araujo, da Secretaria de Governo (Segov) e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

Na programação, a equipe saiu de Florianópolis com destino a Balneário Camboriú, passando por Interpraias e Taquarinhas. Ao chegar em Balneário Camboriú, seguiram até o Pelotão de Busca e Salvamento (PBS), Praia Brava, na cidade de Itajaí; ainda visitaram o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). Nesta quinta-feira (11/04), o coordenador segue a agenda de atividades e vai conhecer o comandante-geral do Estado de Santa Catarina, Coronel Edupércio Pratts. Ivanaldo está acompanhado do assistente administrativo, Roberto Lima. O retorno da visita acontece nesta sexta-feira (12/04).

Slideshow | 5 fotos

Defesa Civil conhece instalações do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina

Mais Notícias

São João foi animado na Costa de Camaçari

São João foi animado na Costa de Camaçari

Inscrições abertas para a 2ª edição do Casamento Coletivo

Inscrições abertas para a 2ª edição do Casamento Coletivo

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clássicos

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clá...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.