A equipe de Vigilância Patrimonial das escolas municipais de Camaçari participou nesta quinta-feira (04), na Cidade do Saber, do curso sobre Técnicas de Segurança. Na grade, informações sobre primeiros-socorros, combate a incêndio, gerenciamento de crises e relações interpessoais.
O objetivo é qualificar as equipes que atuam nos postos fixos de vigilância das unidades educacionais e o efetivo que trabalha na ronda escolar.
José da Silva, vigilante da escola Denise Tavares, diz que o curso colabora com a profissionalização das equipes. É sempre bom conhecer novas formas de abordagem e tratamento. O curso foi ministrado por técnicos da Defesa Civil e da coordenação de Vigilância Patrimonial (Corsep), vinculada a Secretaria da Educação (Seduc).
O coordenador da Corsep, Carlos Antônio Santos, informou que a partir de janeiro será entregue novo fardamento para equipe. O kit inclui calça, blusa, botas, apito e rádio portátil para comunicação com os órgãos de segurança e de fiscalização. Também será garantido tíquete alimentação aos vigilantes.
A capacitação do efetivo da orla está previsto para os dias 11 e 12, na associação de moradores de Areias. Cerca de 60 pessoas vão ser beneficiadas.
RONDA ESCOLAR
Em Camaçari, o Município se antecipou às ações de segurança e implantou a ronda escolar. O sistema funciona de domingo a domingo, nos três turnos. A orla conta com uma viatura e duas motos, já a sede é fiscalizada por um veículo e três motocicletas. Os carros são dotados de rádio portátil.
Através dos equipamentos, os técnicos da Seduc podem contatar as polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Superintendência do Trânsito e Transportes (STT) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O efetivo da ronda escolar é composto por 12 homens, que recebem treinamento da coordenação de Segurança Patrimonial.

O curso foi ministrado na Cidade do Saber -