Cuidar oferece tratamento especializado ao cidadão

ASCOM BOT
Publicado 06/02/2009 10:02:34

O atendimento médico e de prevenção à saúde em Camaçari fica ainda melhor e mais eficaz com a inauguração do Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde, o Cuidar.

A unidade, que integra atendimentos em oncologia, reabilitação física e tratamento da anemia falciforme, realiza consultas, exames, orientação e procedimentos gratuitos.

O centro integra uma rede de tratamentos com a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) e os centros Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e de Oncologia de Camaçari (Ceonc).

Em discurso, o prefeito Luiz Caetano ressalta a importância do equipamento para a população. “Camaçari reforça ainda mais a política de assistência às pessoas que precisam de acompanhamento especializado”. O Cuidar funciona de segunda à sexta-feira.

Ao todo, 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social garantem atendimento à população.

ANEMIA FALCIFORME
Camaçari já oferece uma estrutura eficiente para atender os portadores de anemia falciforme. A Prefeitura disponibiliza medicamentos e eletroforese de hemoglobina (exame para detecção da doença) à população.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Joice Aragão, a unidade de Camaçari deve ser referência no Brasil. “O Cuidar é um exemplo para o país”. A Unifal realiza atendimento com nutricionista, psicólogo, hematologista, farmacêutico e assistente social.

O presidente da Associação Camaçariense dos Portadores de Anemia Falciforme, Ademário Gomes, chama atenção para importância do diagnóstico e acompanhamento especializado. “Quanto mais cedo a pessoa detectar o problema mais fácil pode ser o tratamento”. Segundo ele, Camaçari tem 480 pacientes em acompanhamento.

A anemia falciforme é uma doença rara, hereditária e congênita, que consiste na alteração da hemoglobina, dificultando a passagem do sangue. É mais comum na população negra, embora também ocorra, em menor proporção na branca.

REABILITAÇÃO FÍSICA
As pessoas que precisam de reabilitação física também são contempladas. Para o vice-presidente da Associação Camaçariense de Atletas com Deficiência (Acad), Genivaldo Silva, 30 anos, o Cempre é uma importante conquista para os deficientes físicos do Município. “Agora, podemos ter acompanhamento adequado, com um profissional da área”. A Acad conta com 62 cadastrados.

O Cempre atende pessoas com deficiência física, vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofia muscular, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismo.

ONCOLOGIA
Pessoas com câncer ou com suspeita da doença também vão receber atenção especial. O Ceonc acolhe e realiza um trabalho de orientação e conscientização sobre a importância do tratamento adequado.

O serviço ainda inclui mapeamento da situação socioeconômica do paciente e a realização de todos os exames necessários, inclusive apoio psicológico.

Foto: Agnaldo Silva

Prefeito participa da inauguração do centro de referência -

Mais Notícias

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8 de março

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades da pasta

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.