Credenciamento de clínicas veterinárias é pauta de reunião

ASCOM
Publicado 30/05/2020 10:05:59

Em busca de contribuir para a proteção de animais que se encontram em situação de abandono ou maus-tratos, a professora e fundadora do Grupo de Apoio e Proteção ao Animal de Rua (Gapar), Natália Vieira, participou na manhã desta sexta-feira (29/5), de uma reunião com o prefeito Elinaldo Araújo com o intuito de dialogar sobre as problemáticas da causa em Camaçari. A castração de animais para o controle populacional das espécies e a redução dos riscos de transmissão de doenças em humanos estava entre os principais assuntos debatidos no encontro.

Nesta perspectiva, durante a reunião, o chefe do Executivo pediu à Secretaria da Saúde (Sesau) a celeridade para o credenciamento de clínicas veterinárias do município para a realização destas castrações. “Compreendo o quanto essa causa é nobre e acredito que essa parceria do poder público com a sociedade civil, tendo a Natália como representante dessa causa, é fundamental. Ela está se comprometendo em nos ajudar nesse processo e a colaboração dela será de grande valia”, salientou o gestor.

Para a militante, o ato de castrar os animais é uma das formas de evitar que cães e gatos sejam abandonados diariamente nas ruas, principalmente em Camaçari. “Existe uma grande preocupação pelo controle desses animais na nossa cidade, e a castração faz com que, também se evite ninhadas indesejadas, além de ser uma questão de saúde pública. Então, a autorização para a realização dessas cirurgias é uma grande conquista pra mim e todos aqueles que lutam pela proteção desses animais”, ressaltou.

Em parceria com o Gapar e demais entidades, Natália Vieira vem contribuindo para a promoção de eventos de vacinação, vermifugação (aplicação de medicamento para controle de vermes intestinais), castração, resgate de animais e campanhas de adoção responsável, entre outras questões relacionadas a essa problemática social. O Gapar é considerado uma Organização Não-Governamental e sem fins lucrativos que atua no resgate de animais em situação de abandono ou maus-tratos há cinco anos.

“Pontuo neste momento que a castração diminui a possibilidade de termos animais nas ruas, sendo vetor de disseminação de zoonoses (doença transmitida por animal). E a Sesau está à disposição para fazer um acordo com estas clínicas, para que então possamos trabalhar juntos em prol desta causa”, reforçou o secretário da Saúde, Luiz Duplat.

A gestora da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Andréa Montenegro, também participou do encontro.

Mais Notícias

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.