CREAS discute medidas socioeducativas em encontro

ASCOM BOT
Publicado 13/07/2018 03:07:29

As medidas socioeducativas são aplicadas aos adolescentes que cometeram ato infracional, se embasando em ações de reconstrução de projetos de vida. Com o objetivo de tratar do tema, a Prefeitura de Camaçari participou do 1° Encontro de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Camaçari, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na manhã desta sexta-feira (13/07), no Teatro Alberto Martins.

O evento teve como tema Desafios para a Garantia de Direitos e contou com diversos profissionais da área para debater o tema e a articulação com as demais políticas públicas, a fim de assegurar a intersetorialidade. De acordo com o palestrante, o defensor público Marcos Cavalcanti, a socioeducação deve ser objeto da atenção de todos os setores. “A morte de adolescentes em Camaçari é um problema grave e a socioeducação é o caminho para regrar isso. É um problema social, é um problema jurídico, um problema intersetorial, porque o adolescente, para alcançar uma transformação, precisa do apoio da educação, da saúde, da cultura, do esporte”, comentou.

A promotora Carla Andrade Barreto, da 3ª Promotoria de Justiça de Camaçari, falou sobre o trabalho da Prefeitura na medida socioeducativa. “É uma política que envolve várias secretarias e a Prefeitura precisa estar atenta para que o seu município não tenha essa sensação de impunidade quando um adolescente pratica um ato infracional”, ressaltou.

A coordenadora do CREAS, Sheila Cerqueira, ressaltou a importância do encontro e falou do papel do Centro de Referência no auxílio das medidas socioeducativas. “O serviço tem como função a responsabilização e proteção social do adolescente que cometeu o ato infracional. Nós precisamos da rede para que o jovem possa cumprir a medida socioeducativa. E esse encontro tem como objetivo abrir mais campos e conhecer um pouco sobre o que são essas medidas e o histórico que leva o adolescente a cometer um ato infracional”, explicou.

O CREAS é uma unidade pública responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuado a indivíduos e famílias com seus direitos violados e aos adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativas.

Slideshow | 2 fotos

CREAS discute medidas socioeducativas em encontro

Mais Notícias

80% das obras do Viaduto do Trabalhador estão concluídas

80% das obras do Viaduto do Trabalhador estão concluídas

Sehab é habilitada em programa de melhorias habitacionais do Governo Federal

Sehab é habilitada em programa de melhorias habitacionais do Govern...

Sefaz inicia distribuição de carnês do IPTU 2021

Sefaz inicia distribuição de carnês do IPTU 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.