Cras de Barra do Pojuca é o quarto construído no Município

Iwwa Agência
Publicado 28/05/2008 11:05:09

A população de Barra do Pojuca já conta com uma nova estrutura de atendimento especializado. Na tarde de terça-feira (27/05), a localidade ganhou o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – Casa da Família, que garante a inclusão produtiva de mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com a nova unidade, Camaçari atinge a meta estipulada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que determina a existência de no mínimo quatro CRAS para o município que possui entre 100 mil e 900 mil habitantes. Os outros três funcionam nas localidades de Parafuso, Buri Satuba e Nova Vitória.

Durante a cerimônia de inauguração, a comunidade assistiu as apresentações do grupo de percussão da Casa da Criança e do Adolescente e do grupo de capoeira Zumbiacongo, da própria localidade.

A Casa da Família oferece atendimento psicossocial, visitas domiciliares, cursos, reuniões comunitárias e encaminhamento à rede de proteção social do Município, como saúde, habitação e educação.

O Cras/Casa da Família também vai oferecer aulas de alfabetização para 20 adultos e cursos de capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho através de convênios, como o assinado entre a Prefeitura e a Coopersauípe – cooperativa de trabalho na área hoteleira -, na ocasião da inauguração.

O convênio firmado garante o oferecimento de cursos para os cargos de cozinheiro, copeiro e recepcionista. As aulas estão previstas para iniciarem no próximo mês, na sede da Casa da Família Barra do Pojuca.

Emocionado, o prefeito Luiz Caetano lembrou que a Casa da Família é mais uma obra que garante melhores condições de vida à população de Camaçari. Ele acrescentou que em julho, Barra do Pojuca ganha mais duas obras, o Restaurante Comunitário e o Centro de Comercialização de Artesanato.

A moradora do local, Leila Manuela Ferreira dos Santos, 27 anos, disse estar satisfeita com o CRAS. “A comunidade estava precisando de uma unidade desta que oferece todo o tipo de atendimento psicossocial e jurídico”. A empregada doméstica Antônia Lúcia Vieira da Silva encontrou no CRAS o apoio que precisava para resolver problemas familiares. “Tenho problema de saúde e passo muitas dificuldades para manter a casa. Além da oportunidade de fazer um curso, encontrei aqui a oportunidade de resolver o processo de separação com meu ex-marido”.

Com uma estrutura de duas salas de atendimento, uma sala de grupo, recepção, copa, sala administrativa e espaço para horta comunitária A Casa da Família de Barra do Pojuca conta com uma equipe formada por dois psicólogos, dois assistentes sociais, auxiliar administrativo, recepcionista, vigilante, coordenador pedagógico e auxiliar de serviços gerais.

Participaram da cerimônia de inauguração, a vice-prefeita Tereza Ginffoni e os secretários da Assistência Social (Seas), Carlos Silveira, da Mulher (Semu), Aurenita Castillo, do Saneamento Básico (Sesan), Everaldo Siqueira, da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antônio Souza, da Habitação (Sehab), Waldy Freitas. Também estiveram presentes o vereador Zé de Elísio (PT do B), a coordenação do CRAS e lideranças comunitárias.

MELHORIAS
Em apenas três anos, a população de Barra do Pojuca sente as melhorias realizadas em diversos setores, principalmente na educação e saúde. A Prefeitura reconstruiu o Centro Educacional Barra do Pojuca e reformou o posto de Saúde da Família. Com a obra, a escola ampliou a estrutura e a capacidade de atendimento para quase 1.800 alunos.

Com a reforma, o PSF passou a contar com um posto de coleta de exames e oferecer atendimento no terceiro turno, que vai até as 22 horas. Além disso, foram realizadas obras de pavimentação asfáltica e drenagem em diversas ruas.

No próximo mês (junho/08), o posto médico vai ganhar mais uma ambulância para atender a demanda do local. Além disso, a Secretaria da Educação também prevê para junho a conclusão da reforma da escola municipal Américo Ferreira dos Santos. Outras intervenções como a recuperação de passeios e campo de futebol e a construção do ginásio poliesportivo sejam concluídas até o final do ano.

Foto: Agnaldo Silva

O grupo Zumbiacongo participou da inauguração -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.