Costa de Camaçari sedia evento internacional de vôlei de praia

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/04/2019 04:04:50

A Prefeitura de Camaçari acaba de marcar um gol de placa. Aliás, um “match point”. De 16 a 21 de abril, a Costa de Camaçari recebe a etapa do Sul Americano de Vôlei de Praia 2019. Os resultados obtidos no Circuito Costa de Camaçari influenciam na classificação olímpica e rankeamento dos atletas para a seletiva das Olimpíadas de Tóquio 2020. Grandes nomes do vôlei de praia vão se reunir em uma arena montada especialmente para o evento, em Guarajuba. Realizado em 10 cidades brasileiras, para movimentar o calendário do vôlei nacional, o evento deve mobilizar 31 mil pessoas nos seis dias de evento.

A etapa acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari, através das secretarias de Turismo (Setur), Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv) e Coordenação de Eventos.  A competição deve movimentar os meios de hospedagem e de gastronomia do município, para receber os amantes da categoria esportiva. Conhecido como Circuito dos Shoppings, o evento terá apoio do Guarajuba Shopping e será realizado em um terreno cedido pelo apoiador na Estrada do Coco (BA-099), entre as localidades de Guarajuba e Monte Gordo.

A etapa Costa de Camaçari terá a presença do campeão olímpico de vôlei de praia, o baiano Ricardo Santos, e da medalhista Pan Americana, Carolina Horta. Além dos convidados, ao longo dos seis dias de evento, o município recebe mais 64 atletas, com disputas simultâneas em três quadras montadas na arena. O evento terá, ainda, cobertura internacional pela DirecTV e nacional pela Rede Globo, com expectativa de oito milhões de expectadores na América do Sul.

Segundo os organizadores, a ideia é tirar o voleibol da praia e levar para os shoppings, proporcionando ao público uma experiência única de aproximação com o evento, com tour gastronômico nas cidades, visita a pontos históricos e stands de serviços. Nesse quesito, a escolha por Guarajuba foi considerada assertiva pela equipe formada pela Federação Baiana de Vôlei, Confederação Sul Americana de Voleibol e Confederação Brasileira de Voleibol. “A gente ficou contente do prefeito e secretários darem a possibilidade de fazer a competição, porque é muito importante para o esporte baiano”, afirma Ricardo Luz, um dos organizadores da etapa baiana.

O acolhimento do evento faz parte do posicionamento estratégico da gestão do prefeito Elinaldo Araújo, para divulgação da Costa de Camaçari e incentivo ao esporte. Para isso, foi disponibilizado todo suporte da Secretaria de Turismo, através do secretário Gilvan Souza. “Esse evento vem reforçar o nosso comprometimento com o esporte, lazer e o cuidado com as pessoas que vivem aqui. Queremos receber bem e firmar parcerias com projetos que tenham qualidade e continuidade, garantindo assim um fluxo contínuo de visitantes e gerando emprego e renda para quem vive do turismo”, pontua Gilvan.

A visibilidade nacional para o evento traz também resultados no município, com o incentivo ao esporte e estímulo para atrair novos praticantes e turistas. O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sessé Abreu, comemorou a decisão e reforçou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias municipais. “O prefeito Elinaldo traz um evento internacional que coloca Camaçari na vitrine e mostra o potencial da nossa cidade para assumir a liderança no ranking brasileiro de Turismo. Meu papel é fazer com que o esporte esteja inserido nesse crescimento e seja referência no mundo esportivo”, destaca.

Ingressos

Os ingressos para acesso ao evento estão sendo comercializados a um valor simbólico de R$ 10,00.  Parte do valor arrecadado será destinado para uma instituição beneficente do município. Os interessados podem adquirir o passaporte de acesso através da Central do Carnaval, por meio do site, ou presencialmente, no Shopping da Bahia.

Em Camaçari, vários pontos de vendas foram credenciados: Guarajuba Shopping, Bibi Gourmet, Hotel Lagoa e Mar, Pousada Praia das Ondas, Pousada Terra e Lua, Pousada Cabanas de Jauá, Pousada Pedras do Mar, Pousada Maluar, Casa de material de construção Stevan, Arembepe Hostel, Pousada Brisa do Mar, Hotel Arembepe Beach, Pousada Águas do Piruí.

Atletas Olímpicos

Em 2018, Ricardo recebeu, aos 43 anos, dois prêmios da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), na temporada 2017/18: o jogador mais inspirador e também o esportista do ano. Com esses dois prêmios, Ricardo acumula agora oito título individuais concedidos pela entidade máxima do vôlei mundial ao fim de cada temporada. Ele foi eleito o melhor jogador do Circuito Mundial em 2005 e 2007, melhor ataque em 2005 e melhor jogador ofensivo em 2005, 2006 e 2007.

A atleta cearense Carolina Horta começou a treinar vôlei de praia em 2009. Na época já jogava Vôlei de Quadra no colégio e foi nesse ano que conheceu efetivamente o Vôlei de Praia. A atleta participou de competições internacionais e é medalhista Pan Americana, Campeã Sul-Americana e ganhou etapa do Circuito Mundial e do Circuito Brasileiro.

Slideshow | 4 fotos

Costa de Camaçari sedia evento internacional de vôlei de praia

Mais Notícias

Diversas modalidades esportivas agitam o fim de semana

Diversas modalidades esportivas agitam o fim de semana

Semana Nacional de Trânsito em Camaçari traz programação variada

Semana Nacional de Trânsito em Camaçari traz programação variada

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.